InícioEditorialCoral da Polícia Militar leva música e entretenimento aos profissionais do Hospital...

Coral da Polícia Militar leva música e entretenimento aos profissionais do Hospital Espanhol

A música passou a ser usada como terapia após a Segunda Guerra Mundial, segundo historiadores, quando os músicos começaram a tocar em hospitais de diversos países da Europa e também nos Estados Unidos. Em Salvador, do outro lado do hemisfério e mais de meio século depois, não é diferente. Tanto que ontem foi a vez da equipe de saúde que trabalha na linha de frente da covid-19 do Hospital Espanhol seguir o dia com mais leveza após a apresentação do Coral da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Hoje, já é comum que as instituições usem a musicoterapia não só para pacientes, mas também para os profissionais. O Hospital Espanhol realiza todo mês ações que possam levar entretenimento e um pouco de alegria aos pacientes e colaboradores. O coral foi pensado especialmente como uma forma de homenagem ao Dia dos Pais, com músicas que falam de amor e que levam autoestima para os ouvintes. É o que explicou o tenente da PM Josué da Paz, de 58 anos, que foi o maestro da apresentação. 

“Nós temos o coral há 15 anos, que foi de onde saiu o projeto de coro terapêutico. Todos nós do coral fizemos uma pós-graduação em musicoterapia e levamos apresentações, representando a Polícia Militar, para hospitais, asilos e orfanatos. Cantamos músicas que falam de amor, de vencer, que levam autoestima, entretenimento e espiritualidade para as pessoas”, disse o tenente. 

O coral foi acompanhado pela melodia do piano comandado pelo tenente Josué. A apresentação durou cerca de uma hora com canções clássicas, como Primavera de Tim Maia, e a junção de várias músicas de Luiz Gonzaga, que fizeram com que todos os colaboradores cantassem juntos e também acompanhassem o ritmo com palmas. O supervisor financeiro Atila Fernandes Costa, 38, foi um dos funcionários que aproveitou o momento e deixou o som fazer seu papel de acalmar, divertir e acolher. 

“Ter o carinho do coro da PM faz com que a gente se sinta mais confortável. Temos uma rotina desgastante, estamos aqui para trazer assistência aos nossos pacientes e a música traz uma paz de espírito tão grande, faz com que a gente se sinta mais leve no dia a dia”, afirmou. 

Para a enfermeira Claudiana Pereira, 42, que é gerente assistencial do hospital, qualquer ação de humanização dos profissionais de saúde é extremamente importante. “No decorrer desses mais de dois anos trabalhando na linha de frente contra a covid, as pessoas só lembram da gente como trabalhadores que estão tentando recuperar a vida de doentes, mas somos pessoas comuns, temos nossas famílias, passamos pelos mesmos problemas da pandemia, também perdemos pessoas e sofremos do mesmo jeito. Então, a partir do momento que temos uma ação que acolhe colaboradores, para mim é extraordinário, humano, divino”.  

Infectologista e diretor médico da instituição, Roberto Badaró, 70, ressaltou a importância da musicoterapia no período de pandemia. “As pessoas foram segregadas de suas famílias, perderam muito da afetividade e do carinho. Quando o paciente está internado, é importante que a gente ofereça algo que possa amenizar esse sofrimento e nós temos um coral aqui que visita os doentes e canta para eles”, contou o médico. 

Nos primeiros dois anos da pandemia, principalmente em 2020, a musicoterapia levou um resultado muito positivo para a recuperação dos pacientes, diminuindo o estresse, a ansiedade, o medo e a tristeza. Quem detalhou essa experiência foi o musicoterapeuta do Hospital Espanhol, Marcos Barbosa, 45. 

“Eu vou de leito a leito, faço uma pesquisa sobre a situação do paciente e sobre o seu histórico musical, vendo, assim, a melhor forma de atuar. A música tem um histórico na nossa vida desde a infância, desde a barriga da nossa mãe, ela transcende toda nossa vida. Os nossos colaboradores também participam e relatam que a terapia traz tranquilidade. Hoje não poderia ter sido diferente”, relatou Barbosa. 

O musicoterapeuta também é pai e como o coral da PM realizou uma apresentação elaborada especialmente para eles. Barbosa não escondeu sua gratidão. “Como pai me sinto muito abraçado por essa ação, ser presenteado já é bom, ser presenteado com música é melhor ainda. Hoje, nós mudamos daquele lugar de atendimento às pessoas e passamos a ser atendidos”, concluiu o profissional. 

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você