Depois da queda de 0,31% em junho, o IVAR, Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,05% em julho. E, todas as quatro capitais pesquisadas – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre – registraram alta na variação média do aluguel residencial, sendo que o maior reajuste, de 2,49%, foi na capital mineira.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira. Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,05 para 8,65% na virada de Junho para julho.
Apesar desta aceleração do IVAR, o economista e coordenador de Índices de Preços da FGV, Paulo Pichetti, avalia que a tendência é o indicador diminuir o ritmo nos próximos meses, já que o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, apurado pelo IBGE, e que mede a inflação, também está em rota de queda.
O IVAR foi desenvolvido para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.
Economia Rio de Janeiro 09/08/2022 – 15:21 Vitória Elizabeth / GT Passos Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional aluguel IVA Preços FGV terça-feira, 9 Agosto, 2022 – 15:21 122:00