No final da tarde de quarta-feira (17) de agosto, informações sobre o conflito armado entre indígenas e fazendeiros, davam conta de militares feridos e mortos numa propriedade rural alvo de disputa dos dois grupos.
A fazenda localizada no entorno entre os municípios de Itamaraju, Porto Seguro e Itabela, foi cenário de um tiroteio que feriu ao menos 03 policiais que prestavam serviço de segurança particular para fazendeiros daquela região.
Os feridos foram transferidos para unidades saúde nos municípios de Itabela e Eunápolis, após guarnições da Polícia Militar terem sido destinadas ao local.
O clima tem se tornado tenso, na região há cerca de 60 dias, onde indígenas da etnia pataxó ocuparam uma área e alegam ser local protegido pela Terra Indígena de Barra Velha.
Os indígenas ainda relatam que existe um grupo de supostos pistoleiros armados a mando dos fazendeiros.
No entanto, os fazendeiros em defesa das acusações, dizem ser alvo de ameaças promovidas pelo grupo indígena, que estariam queimando pontes e dificultando o acesso aos locais.
Imagens compartilhadas nas redes sociais, destaca um grupo de estudantes de escolas indígenas e outros moradores de aldeias assustados com a sequência de tiros.
Apesar das inúmeras acusações, não há registro de mortes e os feridos receberam cuidados médicos.
Equipes da Polícia Militar foram deslocadas para a área, o patrulhamento também foi intensificado na região.