De olho nos resultados expressivos do agronegócio brasileiro, novos profissionais especializados chegam ao mercado para manter os números positivos.
Só para ter uma ideia, a projeção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil para o valor bruto da produção da agropecuária em 2022 é de R$ 1,380 trilhão. Com base nos dados de junho, é 4,3% a mais do que em 2021.
O técnico em agronegócio é um profissional que atua na gestão de negócio no campo e na comercialização dos produtos. O Brasil tem 807 deles registrados no Conselho Federal de Técnicos Agrícolas.
Segundo o diretor administrativo do Conselho, Gilmar Clavisso, esse profissional pode trabalhar dentro e fora da porteira.
“Ele tem a condição de fazer um plano de negócio, seja para o produtor, o empreendedor, ou até mesmo em pequenas cooperativas e grandes cooperativas”
Em Goiás, Pedro Willi Santana decidiu procurar a formação técnica para ajudar nos negócios da família.
“Devido a essa grande operação, precisa de um técnico em agronegócio para auxiliar do que você deve fazer, no que você tem que gerir. E aí vem o curso para dar uma luz no fim do túnel, que é isso que ainda tem muito produtor precisando”
O técnico em Agronegócio também tem oportunidades em empresas públicas e privadas, propriedades rurais, agroindústrias e associações rurais.
*Com produção de Daniel Lima
Economia Brasília 24/08/2022 – 07:30 Radiojornalismo – GT Passos Gabriel Brum* – Repórter da Rádio Nacional técnicos agronegócio Gestão Campo quarta-feira, 24 Agosto, 2022 – 07:30 93:00