InícioJustiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha

Justiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas determinou nesta sexta-feira (26/8) que a TV Gazeta, que pertence à família Collor, faça uma cobertura mais igualitária dos candidatos ao governo, que incluem o próprio senador Fernando Collor, concorrendo pelo PTB.

O desembargador Felini de Oliveira ordenou que o canal, afiliado à Rede Globo, exiba todos os candidatos na mesma proporção, o que é praxe em período eleitoral. Oliveira atendeu a um pedido feito na última segunda-feira (22/8) pela coligação do senador Rodrigo Cunha, candidato do União Brasil ao governo de Alagoas.

Segundo a defesa da coligação, a TV Gazeta informou aos partidos que apenas o primeiro e o segundo colocado nas pesquisas ao governo alagoano teriam cobertura diária nos telejornais da emissora.

Collor, que é sócio do canal ao lado de parentes, tem aparecido em segundo nas pesquisas. Isso garantiria exposição diária na emissora, diferentemente do terceiro e quarto lugares, por exemplo. A coligação de Rodrigo Cunha lembrou que a TV Globo adota critérios igualitários em outros estados e em sua cobertura nacional da campanha.

“Não se está falando aqui de um cenário político de polarização absoluta entre dois candidatos, o que até poderia justificar o método escolhido para a cobertura das eleições”, seguiu a coligação, mencionando que o terceiro e o quarto colocados chegaram aos dois dígitos nos levantamentos, como o próprio Cunha e Rui Palmeira, do PSD.

O desembargador do TRE concordou e lembrou que a Lei das Eleições proíbe que emissoras de rádio e televisão privilegiem candidatos. Segundo o magistrado, a decisão busca diminuir o “desequilíbrio na corrida eleitoral causado pela inobservância do tratamento isonômico entre os candidatos”.

 

O post Justiça manda TV de Collor fazer cobertura igualitária em campanha apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro critica pesquisa de opinião no RS e cita “prostituição” da mídia

O ex-presidente criticou um levantamento da Genial/Quaest por usar barcos para medir a avaliação...

No RS, Lula anuncia medidas para auxílio à população. Acompanhe

No Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará...

Christina Rocha revela projetos após saída do SBT

Christina Rocha foi a convidada do Programa de Todos os Programas e abriu o...

Mais para você