O Programa Renovar, que foi criado por medida provisória, agora é lei. O texto está na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. A ideia é tirar de circulação caminhões, ônibus, micro-ônibus e vans que já passaram da vida útil.
Os motoristas autônomos e associados a cooperativas de transporte de cargas terão prioridade no acesso aos benefícios. Entre eles, linhas de crédito no BNDES e perdão de dívidas de até R$ 5 mil dos veículos antigos.
O programa vai usar recursos de multas de trânsito, repasses da Cide, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico dos combustíveis; e valores que as petroleiras direcionavam para pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A expectativa é que a renovação da frota aumente a segurança e diminua o número de acidentes nas estradas. Além disso, veículos mais novos emitem menos poluentes no ar.
Economia Brasília 05/09/2022 – 18:13 Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Programa Renovar segunda-feira, 5 Setembro, 2022 – 18:13 1:01