Seis pessoas foram presas em uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro contra suspeitos de desvio de dinheiro público em Itatiaia, no sul fluminense. A ação faz parte da terceira fase da Operação Apanthropía.
Entre os presos estão “Vaninho”, vereador de Itatiaia e Clébio Pereira, o “Jacaré”. Foram apreendidos na casa de Clébio, cerca de R$ 29 mil reais e mais de US$ 3 mil.
Cinco vereadores e um suplente foram afastados de suas funções na Câmara Municipal, o que corresponde a mais da metade dos 11 parlamentares do legislativo local.
No total, 15 pessoas foram denunciadas sob a acusação de participação no esquema de corrupção, entre eles, quatro ex-secretários municipais e um ex-procurador-geral. De acordo com o Ministério Público, o grupo é acusado de crimes como a nomeação de funcionários fantasmas e fraudes em contratos e licitações.
As investigações apontam ainda que organização criminosa seria composta por agentes públicos que receberam dinheiro para se omitirem em fiscalizações. A denúncia não envolve a gestão atual da prefeitura de Itatiaia.
Em nota divulgada em sua rede social, a defesa de Clébio informa que o candidato não tem contrato em Itatiaia nem é ligado a nenhuma sociedade empresarial que tenha negócios com o município.
O texto diz ainda que o empresário confia na justiça e que segue focado em sua campanha para deputado federal.
Procurada, a assessoria do vereador Vaninho informou não ter nada a declarar. E a defesa do parlamentar não foi encontrada.
Segurança Rio de Janeiro 15/09/2022 – 18:21 Sheily Noleto / Alessandra Esteves Tatiana Alves – Repórter Rádio Nacional operação Desvio Dinheiro quinta-feira, 15 Setembro, 2022 – 18:21 125:00