InícioEditorialLa'eeb, Fuleco, Willie: confira todas as mascotes da Copa do Mundo

La’eeb, Fuleco, Willie: confira todas as mascotes da Copa do Mundo

 

A mascote da Copa do Mundo do Catar já tem nome e significado! Representando as características do país-sede, elas chamam atenção do público desde 1966, quando a tradição teve início. Naquele ano, a competição foi sediada na Inglaterra e um leão chamado Willie, símbolo do Reino Unido, foi o personagem da vez, vestindo camisa com o escrito: “World Cup 66”.

Confira todas as mascotes do Mundial de futebol na galeria

Neste ano, para o país que irá sediar a competição, a Fifa anunciou, junto à cerimônia de sorteio da Copa do Mundo, o La’eeb, palavra árabe que significa “jogador super habilidoso”.

O vice-diretor geral de marketing e comunicação do comitê organizados do Mundial do Catar, Khalid Ali Al Mawlawi, analisou a criação digital e a personalidade da mascote, com o formato do lenço típico da cultura árabe.

“Temos certeza de que os fãs de todos os lugares vão adorar esse personagem divertido e brincalhão. La’eeb desempenhará um papel vital ao envolver torcedores jovens e velhos na experiência da Copa do Mundo da FIFA no Qatar”, disse.

Já disponível nas mídias sociais, em formato de Gifs e adesivos, La’eeb também vem sendo comercializada com muitas formas diferentes, já que sua criação permite o movimento do lenço.

O preço do produto oficial gira em torno de R$ 150, sendo que figurinhas do La’eeb também estão sendo comercializadas e integram, inclusive, o álbum da Copa do Mundo.

Mascote da Copa de 2014, no Brasil

Em 2014, quando a competição foi sediada no Brasil, a mascote eleita representou mais do que apenas o futebol. O Fuleco, representado por um tatu-bola, chamou atenção para um animal da fauna brasileira, ameaçado por extinção.

A importância ambiental foi destacada no nome, sendo a junção de futebol e ecologia. O personagem ainda foi feito com detalhes verde, amarelo e azul, representando as cores da bandeira brasileira.

Embora animais sejam escolhidos como mascotes na maioria das edições, algumas escolhas já chamaram atenção como por exemplo, quando a fruta laranja simbolizou a Copa da Espanha, em 1982 – ganhou o nome de Naranjito –, e quando criaturas alienígenas foram as mascotes oficiais da Copa do Japão e Coreia do Sul, em 2022.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você