InícioEditorialAcademia de Letras da Bahia é assaltada quatro vezes em menos de...

Academia de Letras da Bahia é assaltada quatro vezes em menos de uma semana

O Palacete Góes Calmon, sede da Academia de Letras da Bahia, já foi assaltado quatro vezes desde o dia 28 de setembro. Localizada na Av. Joana Angélica, no bairro de Nazaré, o prédio já teve a segurança reforçada, mas os criminosos conseguiram invadir novamente. Os suspeitos já levaram castiçais, porta-flores, puxadores de bronze e peças de metais do local. Ninguém ficou ferido durante as ocorrências.

“No primeiro assalto, na quarta-feira (28), o ladrão conseguiu quebrar a barra de ferro que travava a janela da cozinha do piso inferior. Por aí penetrou  no palacete e fez considerável estrago: além de arrancar fios, quebrou as vitrines e se apoderou de algumas medalhas e outras peças de metal”, disse o presidente da Academia de Letras da Bahia, escritor Ordep Serra, por meio de comunicado. 

((galeria))

Segundo o presidente da academia, a Polícia Civil foi notificada e as equipes fizeram perícia no local. “Providenciamos novo gradeamento da janela forçada e na noite seguinte, enquanto não se completava o conserto, pagamos a um segurança para ficar de vigia, armado, por todo o período noturno da quinta-feira (29). Três meliantes tentaram invadir o Palacete, mas foram repelidos”, contou Ordep. 

O escritor explicou no comunicado que, segundo o depoimento desse vigia, tudo indica que os invasores são pessoas viciadas em drogas que vivem nas proximidades e tentam roubar itens para vender e comprar mais substâncias ilegais. 

Na noite de sexta-feira (30), o alarme do local disparou, mas não houve danos dessa vez. Na  madrugada de sábado (1º)  houve um novo disparo de alarme, mas não aconteceu a invasão. Na madrugada de domingo (2), no entanto, aconteceu um novo ataque. 

“A polícia foi acionada pelo administrador. Constatou-se arrombamento de uma porta da sala de reuniões, mas não houve furto nem dano. No mesmo domingo à noite sucedeu um novo arrombamento da mesma porta e foram constatados furtos de peças de metal, com danos à lustres. Trata-se, pois, de atentados que se repetem sistematicamente por ação da mesma pessoa ou grupo. De novo, a polícia foi acionada”, relatou o presidente da academia. 

Ordep ressaltou que por conta da vulnerabilidade do espaço, eles tentam colocar arame farpado tipo concertina nos muros que cercam o palacete e já contrataram um vigia noturno por uma semana, enquanto o serviço é realizado. “Também estamos providenciando a colocação de alarmes nos jardins, pois temos ciência de que antes ocorreram furtos de holofotes e de fiação nessa área. Estamos dirigindo  ofício ao Secretário de Segurança Pública para pedir providências que detenham ou afastem os meliantes”, acrescentou. 

A Academia está comunicando o ocorrido à Fundação Gregório de Matos e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), pois se trata de atentados a bens de um acervo em processo de tombamento. Além da perda de bens, o local precisou arcar com os prejuízos de contínuos reparos que são caros. 

A Polícia Civil foi procurada, mas informou que  não conseguiu encontrar um boletim do caso sem o número da ocorrência. A reportagem tentou pedir o número para a Academia de Letras da Bahia, mas não obteve respostas. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil anda de ré, diz Flávio após queda de investimentos na B3

Os investidores estrangeiros retiraram R$ 7,2 bilhões da B3 em junho até 4ª feira...

Messi e Lautaro comandam goleada da Argentina antes da Copa América

Fechando a preparação para a Copa América, a Argentina entrou em campo para enfrentar...

Idosa morta em incêndio: filho é preso pela 2ª vez por abandonar mãe

O ex-médico Lauro Estevão Vaz Curvo (foto de destaque), preso na noite desta sexta-feira (14/6)...

Quem usa vape tem até seis vezes mais nicotina no corpo do que fumantes de cigarro comum

Uma pesquisa conduzida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São...

Mais para você