A compra da Activision Blizzard pela Microsoft no começo deste ano por quase 70 bilhões está gerando muitas discussões, principalmente se isso pode afetar a concorrência em geral.
Recentemente foi descoberto que a compra da dona do Call of Duty foi aprovada aqui no Brasil, no entanto, ainda falta ser aprovada em outros lugares, incluindo a União Europeia.
Segundo novos detalhes, a União Europeia já está investindo a fundo a compra da Activision Blizzard pela Microsoft e o Reuters relata que a autoridade antitruste decidiu enviar “pesquisas” para os desenvolvedores, com o objetivo de coletar suas opiniões.
A pesquisa foca principalmente se eles (desenvolvedores), estão preocupados de alguma forma sobre essa compra, principalmente por ser algo desse nível – US$ 68,7 bilhões que pode mudar drasticamente o equilíbrio do mercado.
A pesquisa aborda muitas questões que envolvem Call of Duty, títulos exclusivos para o Xbox, Xbox Game Pass, vantagens para o PC e mais. Quem foi selecionado para a pesquisa tem até o dia (10) de Outubro para responder.
Confira algumas questões:
- O acordo afetará a posição negocial de desenvolvedores e editores que desejam vender jogos para consoles e PCs por meio de plataformas e serviços da Microsoft;
- Quão importante é a franquia Call of Duty para proprietários de plataformas e provedores de serviços de assinatura;
- Haverá alternativas viáveis se a Microsoft decidir tornar os jogos da Activision Blizzard exclusivos para Xbox, Game Pass e Xbox Cloud Gaming;
- A exclusividade dos jogos da Activision Blizzard dará à Microsoft e, portanto, ao Windows uma vantagem no PC;
- Daria à grande quantidade de dados de usuários da Activision Microsoft alguma vantagem no desenvolvimento, publicação e distribuição de videogames;
- O acordo poderia mudar a percepção do consumidor sobre quais serviços de jogos em nuvem são os mais atraentes.
Agora vamos aguardar para ver o resultado final dessa pesquisa.