Seis meses afastado do trabalho por conta de um quadro de ansiedade. Ao retornar às atividades, o sócio da marca baiana Soul Dila, Eduardo Bahiana, estava decidido a criar uma área que olhasse de uma maneira mais atenta para o bem-estar e a saúde mental da equipe. O setor se debruçou de imediato em desconstruir o conceito tradicional de RH burocrático e de departamento pessoal.
O novo nome? Área de Energia Positiva. “Vivi isso de perto. Quando voltei, trouxe a ideia de criar uma área que olhasse para o lado humano das pessoas machucadas por uma pandemia. Já era hora de ter um setor aqui dentro cuidando das pessoas mais de perto”, conta.
Quer saber mais sobre o tema? Leia especial sobre o futuro do trabalho no site ou em PDF abaixo:
A Soul Dila tem, atualmente, 10 lojas e 71 colaboradores. Em menos de dois anos, o setor de Energia Positiva implementou a Soul Sexta, uma folga mensal na última sexta-feira do mês, além de aulas de ioga, meditação online, um canal anônimo de denúncia via QRcode e um programa de escuta para conhecer melhor aquele profissional além do ambiente de trabalho. O próximo passo é a construção coletiva do Livro de Pessoas da empresa, que deve ficar pronto até 2025. O RH de antes não existe mais, como complementa Bahiana:
“Se já olhamos um dia somente para o resultado operacional e financeiro que uma pessoa traz para a empresa, isso já não faz mais sentido. A pandemia mostrou que o ganho está atrelado à qualidade de vida de quem trabalha. É um efeito em cadeia”.
Flexibilidade, novas formas de trabalhar e negócios em constante transformação mostram que não há mais espaço para o RH somente condicionado a um departamento que faz seleção, treinamento, cuida da remuneração e acompanha os registros do relógio de ponto. Mas afinal, qual o futuro do trabalho?
Uma pesquisa feita em plena pandemia pelo Linkedin, a maior rede social profissional do mundo, apontou seis previsões baseadas nos impactos dessas mudanças e como isso vai interferir diretamente na forma de conquistar uma vaga de emprego daqui para frente.
Nas previsões, o estudo destaca mais mobilidade interna nas empresas, assim como a ampliação do trabalho multifuncional. Outro foco está na diversidade, como fator decisivo para o futuro do recrutamento. Ah, e o recrutamento virtual veio para ficar. O que nos leva a previsão seguinte, que aponta para o crescimento da oferta de vagas remotas.
Outra tendência está nas marcas mais dispostas em promover ações de empatia que possam engajar suas equipes. Por último, mas não menos importante, quem recruta vai precisar calibrar bem suas competências emocionais, tornando a seleção um processo menos técnico.
Saiba mais sobre a discussão no Fórum Agenda Bahia 2022
as inscrições para o Fórum Agenda Bahia 2022, que será realizado no dia 18 de outubro no Wish Hotel, em Salvador, já estão abertas. Pela primeira vez em 13 edições, o evento acontecerá no formato híbrido, com possibilidade de participar de forma remota ou presencial. Importante ressaltar que os ingressos para as duas modalidades estão disponíveis, de forma gratuita, na plataforma Sympla.
CLIQUE AQUI E SE INSCREVA PARA O FÓRUM AGENDA BAHIA 2022
De acordo com o CEO da Rede+ e curador do evento, Rodrigo Paolilo, o formato híbrido foi adotado para reunir o melhor do mundo digital com o calor humano proporcionado pelo presencial. “É o primeiro Agenda Bahia com presença de público e palestrantes pós-pandemia. Será um formato híbrido, que vai trazer perspectivas e experiências diferentes para quem estiver conosco em qualquer uma das modalidades”, explicou.
Com tema “Os Desafios do Agora”, a 13ª edição do Fórum Agenda Bahia terá painéis com referências locais, nacionais e internacionais em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. O evento será realizado das 8h às 18:30, com as primeiras apresentações começando às 9h, e happy hour após os debates finais.
Serviço:
13ª edição do Fórum Agenda Bahia
Onde: Wish Hotel da Bahia, Youtube e Yazo
Data: 18 de outubro
Inscrições pelo Sympla
Valor: evento gratuito