InícioEditorialEconomiaBrasil possui mais de 930 estabelecimentos que produzem cachaça

Brasil possui mais de 930 estabelecimentos que produzem cachaça

Apesar da leve queda no número, o Brasil possui mais de 930 estabelecimentos que produzem cachaça. Esse é o total registrado no fim de 2021: dezenove a menos que 2020. Os dados são do recém-divulgado Anuário da Cachaça, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que registrou, no ano passado, 98 novas cachaçarias, mas outras 117 cancelaram o registro, um saldo negativo de dezenove fábricas de cachaça.

Para o diretor do IBRAC, Instituto Brasileiro da Cachaça, Carlos Lima, mesmo com essa redução, os resultados são animadores para o setor, que registra quase 5 mil tipos de cachaças diferentes.

O anuário da cachaça aponta que 600 cidades do país têm, pelo menos uma cachaçaria. A maior quantidade está em Salinas, Minas Gerais, com 16 estabelecimentos produtores de cachaça. Entre os quase 5 mil tipos de cachaças, existem diferenças que podem estar nos ingredientes, no tempo de armazenamento, no tipo da madeira para envelhecimento

A maior parte dos estabelecimentos desse tipo está na região Sudeste, que soma mais de 66% de todas as cachaçarias do Brasil: o ranking de unidades da federação é liderado por Minas Gerais, que concentra quase 40% de todo o país. Esse número é mais que o dobro de estabelecimentos do tipo no estado de São Paulo segundo do ranking.

Lembrando que, para produzir e comercializar cachaça, no Brasil, é preciso fazer o registro, junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Caso contrário, é ilegal e constitui infração. Por isso, os consumidores devem ficar de olho na hora de comprar o produto: devem ter o registro do MAPA, no rótulo.

 

Economia Brasília 14/10/2022 – 14:45 Leila dos Santos / Guilherme Strozi Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional cachaça produção ranking sexta-feira, 14 Outubro, 2022 – 14:45 151:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você