Flamengo e Athletico Paranaense protagonizarão a grande final da Copa Libertadores de 2022 no próximo sábado (29/10), às 17h, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbono, em Guayaquil, no Equador.
O estádio, que pertence ao Barcelona de Guayaquil, foi escolhido pela Conmebol antes mesmo do torneio continental começar, ainda em 2021. Esta é a quarta edição consecutiva da Libertadores que contará com uma final decidida em jogo único.
O time carioca chegou nesta final por meio de classificações tranquilas. Depois de passar da fase de grupos com 16 dos 18 pontos possíveis conquistados, o Flamengo eliminou o Tolima com direito a uma goleada por 7 a 1 no Maracanã.
Já nas quartas, o clube derrotou o Corinthians fora – 2 a 0 – e dentro de casa – 1 a 0. Na semifinal, o derrotado foi o Vélez Sarsfield: 6 a 1 no agregado contra os argentinos.
Já o Athletico contou com placares mais apertados, mas eliminou, na semifinal, o atual bicampeão do torneio. Após se classificar para o mata-mata em segundo do seu grupo, ficando atrás do Libertad, o Furacão cresceu na fase final e eliminou o próprio Libertad nas oitavas.
Na fase seguinte foi a vez do Estudiantes de La Plata cair para o clube paranaense. Por fim, o time de Felipão deixou o Palmeiras para trás na semifinal e chegou à final frente ao Flamengo.