O Índice de Confiança da Indústria, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, caiu 3,8 pontos em outubro e teve o pior resultado desde março, com 95,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,3 ponto.
O economista do Ibre, Stéfano Pacini, avalia que a queda acentuada do índice está relacionada com a piora na percepção de demanda dos empresários….
Ainda de acordo com o economista Stéfano Pacini, vários segmentos colaboraram para a queda no índice…..
O Índice Situação Atual, que integra o indicador, recuou para 96,4 pontos, menor nível desde julho de 2020, período em que o Brasil ainda estava sob medidas restritivas devido à pandemia de Covid-19. Outro quesito, o Índice de Expectativas, caiu para 95 pontos, pior resultado em seis meses.
Entre os quesitos que integram o ISA, o indicador que mede o nível dos estoques foi o que mais influenciou negativamente o resultado.
Em relação aos indicadores que medem as expectativas, todos apresentaram piora. Contudo, o que mais influenciou o resultado em outubro é o que avalia a tendência dos negócios para os próximos seis meses.
Economia Rio de Janeiro 27/10/2022 – 16:21 Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional FGV Confiança na Indústria Índice quinta-feira, 27 Outubro, 2022 – 16:21 130:00