InícioEditorialDevemos fazer limpeza de pele profissional ou caseira?

Devemos fazer limpeza de pele profissional ou caseira?

Limpeza, hidratação e proteção são as etapas fundamentais para cuidar da pele. Seca, oleosa, mista, normal, com tendência a acne, sensível e madura são os tipos mais comuns. Para cada um há uma gama de  produtos específicos, assim como para cada fotótipo, que varia de acordo com a quantidade de melanina e a capacidade de se bronzear. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda cuidados diários com todos os tipos e tons de pele, uso de roupas e acessórios de algodão ou proteção UV,  além do filtro solar superior a 30 FPS, e preferir alimentos mais saudáveis, que favoreçam a hidratação. É importante consultar dermatologista ou esteticista com qualificação para conhecer melhor a pele antes de fazer qualquer tratamento ou usar algum produto.

 A orientação geral é jamais sair de casa sem protetor solar e  aumentar a hidratação, ingerindo pelo menos 2 litros de água por dia, além de evitar a exposição solar entre 9h e 15h e usar cotidianamente um  hidratante adequado.

São também as recomendações da  dermatologista Isis Vasconcelos (@isisvasconcelosdermato) da Clínica Osmilto Brandão (@clinicaosmiltobrandao). Segundo a médica, a limpeza de pele qualificada depende da avaliação de um especialista –  dermatologista ou esteticista capacitada.

“A condição de cada paciente precisa ser avaliada para se chegar a um diagnóstico e  tratamentos adequados”, explica Vasconcelos. “É importante consultar um dermatologista, que vai olhar se há alguma lesão, muitas vezes quase impossível de reconhecer”, diz. 

Ela explica que a pele  muda todos os dias e que é preciso ter cuidados locais e também com a qualidade do sono, do ritmo e da saúde intestinal, além de observar e entender que determinados procedimentos estéticos podem piorar algumas condições, como acne e melasma. 

Neia Silva (@neiasilva.estetica) diz que  “uma esteticista qualificada vai seguir protocolos para garantir resultados positivos e não colocar em risco a saúde da pele”. Para ela, é fundamental que a limpeza profissional seja feita em uma clínica especializada, confiável e recomendada. “Uma limpeza de pele profissional segue etapas importantes para ajudar a remover impurezas, controlar oleosidade ou ressecamento, e vai agir num nível mais profundo, e com mais cuidado do que a limpeza que fazemos em casa”, destaca.

Tratamento agressivo como o peeling de fenol, que viralizou na publicação de uma clínica de estética de Caxias do Sul (RS), com imagens mostrando a evolução de uma paciente, não pode ser feito por qualquer pessoa. A queimadura do peeling de fenol renova a pele e elimina as rugas. Mas a substância pode  provocar arritmia, parada cardíaca ou comprometer os rins.

Já o peeling de diamante ou ultrassônico são menos agressivos, ajudando na renovação celular por meio da descamação. Estimula a síntese de colágeno e elastina, e favorece o rejuvenescimento e clareamento progressivo de manchas.

A foto de uma mulher que passou décadas usando protetor solar apenas no rosto viralizou recentemente. A imagem é de um estudo austríaco sobre prevenção ao câncer de pele. “Bochecha e pescoço de uma mulher de 92 anos, que usou hidratante com proteção UV no rosto, mas não no pescoço por mais de 40 anos. O exame clínico revela uma diferença marcante no dano solar entre a bochecha e o pescoço”, revela o documento. 

Isis Vasconcelos ressalta que quem vive em cidades de praia deve passar protetor solar nos braços,  mãos, pescoço, nuca, colo, atrás da orelha e dentro dela. “O pavilhão auricular está muito exposto ao sol. Nele e nos braços, há muita incidência de câncer de pele”, alerta.

Etapas da limpeza de pele profissional

  1. Higienizar com sabonete neutro, abrir os poros com leve esfoliação (para peles sem acne) e aplicar tônico adequado
  2. Extrair cravos e miliuns com muito cuidado, usando os dedos ou agulhas finas
  3. Cicatrizar com produto ou aparelho de propriedades anti-inflamatórias
  4. Acalmar máscara de efeito calmante para cada tipo de pele
  5. Hidratar e proteger com hidratante adequado ao tipo de pele e filtro solar
  6. Tempo  Uma limpeza de pele profissional leva de 1h30 a duas horas de duração
  7. Periodicidade  A cada 2 ou 3 meses, ou uma vez por mês, dependendo do tipo de pele e da avaliação 
  8. Onde fazer  Clínicas dermatológicas, ou centros de estética com profissionais quali
  9. ficados e recomendados
  10. Valores de R$ 150 a R$ 250
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Mais para você