Perto do início da Copa do Mundo do Catar, os brasileiros tiveram outro evento importante no país. No último domingo (30), o petista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República com 50,9% dos votos válidos. A reação dos internautas foi imediata e um comentário sobre a camisa da Seleção Brasileira se repetiu nas redes sociais.
Ansiosos pelo Mundial, que começa em 20 de novembro, diversos brasileiros se mostraram animados também em voltar a usar o famoso símbolo nacional, que passou a ter cunho político nos últimos anos.
Isso porque, desde a eleição de Jair Bolsonaro (PL), em 2018, a “Amarelinha”, como é carinhosamente conhecida, virou um emblema de seus apoiadores. Os intensos discursos a favor da pátria se referenciavam à bandeira nacional como uma apropriação apenas dos eleitores e partidários bolsonaristas.
O repúdio pelo governo petista que voltará ao poder Executivo por exemplo, foi exaltado em falas como “Nossa bandeira nunca será vermelha”. Além disso, a famosa camisa usada em diversas gerações do futebol brasileiro, por Pelé, Ronaldo e agora Neymar, foi usada em 2014, quando manifestantes exigiam o impeachment de Dilma Roussef (PT).
Embora seja motivo de união dos torcedores e um sinônimo do pentacampeonato, com cinco estrelas acima do emblema, muitos eleitores que não apoiavam Bolsonaro deixaram de usá-la.
Com os produtos relacionados à Copa do Mundo em alta nas vendas online, internautas e algumas personalidades que aprovaram a derrota de Bolsonaro, declararam que agora poderão voltar a usar a camisa da Seleção, que segundo alguns, foi “sequestrada” nos últimos quatro anos.
Em relação à procura, o site “OLX” por exemplo, divulgou um estudo sobre usuários interessados em comprar itens para o Mundial.
Dos 20% dos mais de 5 mil clientes que pretendem comprar durante a Copa, 48% desejam adquirir produtos oficiais como camisas da Seleção Brasileira, bandeiras do Brasil e a bola oficial da competição.
Vale lembrar ainda que em agosto, quando a Nike lançou a camisa azul da Seleção, o produto se esgotou rapidamente na seção masculina e feminina.
Confira alguns tweets sobre a “Amarelinha”: