O treinador da seleção do Japão, Hajime Moriyasu, anunciou nesta terça-feira a lista dos 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2022, com destaque para a jovem promessa Takefusa Kubo, formado no futebol espanhol e atualmente na Real Sociedad.
Kubo, de 21 anos, ingressou na base do Barcelona com apenas nove anos de idade e chegou a ser conhecido como o “Messi japonês” no início de sua carreira. Após três anos no Real Madrid, onde foi emprestado a diferentes equipes, o meia-atacante chegou definitivamente à Real Sociedad em julho deste ano. Apesar de sua pouca idade, o jovem já tem 19 partidas pelo Japão e deve ser destaque da equipe no Catar.
Na convocação, o técnico japonês mesclou jogadores experientes como o lateral esquerdo Yuto Nagatomo, o goleiro Eiji Kawashima, que já disputou quatro Mundiais, e o zagueiro Maya Yoshida, que será o capitão do time em sua terceira Copa do Mundo, com jovens promissores, encontrando um equilíbrio que será interessante de acompanhar.
Na seleção, em que apenas seis atletas jogam no Japão, há vários destaques importantes que integram clubes europeus, como os meio-campistas Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt), Takumi Minamino (Monaco) e o atacante Daizen Maeda (Celtic).
O Japão está no Grupo E do Mundial com Espanha, Costa Rica e Alemanha, adversária na estreia, no dia 23 de novembro.
Confira a convocação do Japão:
Goleiros: Gonda (Shimizu S-Pulse), Kawashima (Strasbourg-FRA) e Schmidt (Sint-Truidense-BEL)
Defensores: Nagatomo (FC Tokyo), Yoshida (Schalke 04), Tomiyasu (Arsenal), Sakai (Urawa Reds), Nakayama (Huddersfield Town), Taniguchi (Kawasaki Frontale), Itakura (Borussia Monchengladbach), Yamane (Kawasaki Frontale) e Hiroki Ito (Stuttgart)
Meio-campistas: Endo (Stuttgart), Morita (Sporting), Tanaka (Fortuna Dusseldorf), Kamada (Eintracht Frankfurt), Junya Ito (Reims), Mitoma (Brighton), Minamino (Monaco), Soma (Nagoya Grampus), Shibasaki (Leganés), Kubo (Real Sociedad) e Doan (Freiburg)
Atacantes: Maeda (Celtic), Asano (Bochum) e Ueda (Cercle Brugge-BEL)