Os atuais títulos da série Gears of War estão nas mãos da The Coalition, mas na época do Xbox 360 a franquia foi criada e desenvolvida pela Epic Games, com os jogos liderados por Cliff Bleszinski.
Em uma recente entrevista com o site IGN, Cliff Bleszinski falou em como a Epic Games ficou perdida quando os principais cabeças da franquia Gears of War saíram da empresa, não sabendo o que fazer com a IP.
Eu honestamente acho que quando Lee Perry, eu e Rod Ferguson saímos, acredito que a Epic realmente não sabia o que fazer com a franquia.
Com a Epic Games não sabendo que rumo tomar, ela acabou vendendo a franquia para a Microsoft. De acordo com Cliff, o dinheiro dessa venda acabou ajudando a empresa a formar seus projetos futuros.
Eles não lançavam um jogo há algum tempo. A engine Unreal estava indo muito bem, mas eles estavam crescendo e provavelmente precisavam da renda, embora realmente não soubessem o que fazer com o futuro da franquia.
Embora não fizesse mais parte da Epic Games, Cliff afirma que ninguém da empresa o ligou quando a venda da franquia foi realizada. A única ligação que chegou a receber foi de Phil Spencer.
Por mais que eu adorasse Tim Sweeney e Mark Rein e ainda mantivéssemos contato, quando a IP foi vendida para a Microsoft, o único telefonema que recebi foi de Phil Spencer. Esse é o Phil. Phil é, como dizem, um cavalheiro e um estudioso.
Após a Microsoft adquirir a franquia, a The Coalition assumiu a IP e produziu Gears of War 4 e Gears 5, começando uma nova história com protagonistas inéditos. Embora tenha gostado dos novos jogos, Cliff critica a escolha final apresentada em Gears 5.
O que eu vou dizer sobre os novos jogos é que no final de um dos mais recentes, eles fizeram o jogador escolher entre qual personagem vive e morre. E eu fico tipo, ‘Cara, é sério?’ Nós nos comprometemos com a morte de Dom. Nos comprometemos com a morte de Maria.
A The Coalition já está trabalhando no próximo capítulo da franquia Gears, baseado em ofertas de emprego do estúdio.