InícioEditorialEconomiaSTF prorroga prazo para conclusão da Comissão de Conciliação do ICMS

STF prorroga prazo para conclusão da Comissão de Conciliação do ICMS

A pedido da União, foi prorrogado o prazo para conclusão da Comissão de Conciliação que trata do ICMS cobrado sobre combustíveis, energia, transporte e comunicações. Formada no Supremo Tribunal Federal, a Comissão deveria acabar nesta sexta-feira, dia 4, mas o prazo foi estendido para o dia 30 de novembro.

Isso porque a União e os estados e Distrito Federal não chegaram a um acordo sobre o ICMS cobrado de bens considerados essenciais.  

O Comsefaz, Conselho de secretários estaduais de Fazenda, defende que são inconstitucionais as leis aprovadas no Congresso que limitam a alíquota do ICMS. Eles argumentam que a União não pode definir impostos cobrados pelos demais entes da federação, como é o caso do ICMS.

O Comsefaz alega ainda que os estados perderam receitas em agosto e setembro e calculam que as perdas anuais podem chegar a R$ 124 bilhões.

No final de outubro, o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou que a União abata parte da dívida de Pernambuco como compensação pela redução na arrecadação do ICMS do estado. 

Diante do impasse, o ministro Gilmar Mendes, responsável pelas ações no Supremo sobre o tema, adiou o fim da Comissão. Os estados concordaram com o adiamento para poder incluir no debate os governos eleitos nos dias 2 e 30 de outubro, tanto no âmbito federal, quanto estadual.

Caso não haja acordo, o STF deve julgar as ações que tramitam na corte sobre o tema.

Economia Brasília 03/11/2022 – 21:13 Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional redução do ICMS quinta-feira, 3 Novembro, 2022 – 21:13 1:50

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Manchester United apresenta Ruben Amorim mirando recuperação no Campeonato Inglês

Ruben Amorim, de 39 anos, foi oficialmente nomeado como o novo treinador do Manchester...

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: ‘Recolha-se a sua insignificância’

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o senador Sérgio Moro...

Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa

O governo brasileiro está se preparando para apresentar um novo pacote de cortes de...

STF nega liberdade a capitão da PM-BA preso acusado de vender armas e munições para facções

Em decisão monocrática, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou o...

Mais para você