19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Paraná inaugura primeiro mercado totalmente autônomo

Compartilhe

O Paraná inaugurou o primeiro mercado totalmente autônomo ele é totalmente operado por inteligência artificial e visão computacional.

Na nova loja o consumidor faz um cadastro em um aplicativo, entra no estabelecimento após escanear um QR Code, pega o que quer, coloca na sacola e sai sem precisar passar por um caixa, pagando de forma totalmente digital.

Segundo o governador do Paraná, Ratinho Júnior, além de ser um modelo inovador para os consumidores, o novo formato impulsiona a geração de empregos.

A tecnologia desenvolvida usa a fusão de sensores, aprendizado profundo de máquinas e visão computacional com quinhentas câmeras instaladas para detectar e rastrear quando os produtos são removidos ou relocados das prateleiras sensorizadas. O aplicativo registra tudo que está sendo levado e joga o valor final para a conta cadastrada. Os produtos contam com etiquetas eletrônicas e toda a atualização de preços é feita por comunicação via Wi-Fi e atualizada online com os sistemas da loja. 

Economia Curitiba – PR 04/11/2022 – 17:19 Beatriz Arcoverde Janiele Delquiqui – repórter da Rádio Educativa FM de Curitiba mercado autônomo sexta-feira, 4 Novembro, 2022 – 17:19 1:38

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você