InícioEditorialAlgoz do Brasil, Bélgica mantém base e integra lista de favoritas

Algoz do Brasil, Bélgica mantém base e integra lista de favoritas

 
Depois da Copa do Mundo de 2018, Tite reviu o duelo com a Bélgica, ao menos, cinco vezes. O técnico ainda lambe as feridas pela derrota do Brasil nas quartas de final.
 
 
 
 
“Foi nosso melhor jogo na Copa em termos de desempenho”, disse em recente entrevista à Folha. Apesar do revés por 2 a 1, ele insiste que não faria nada de diferente. “Para mim, quem ganhou foi a Bélgica, pela grande qualidade que tem.”
 
A vitória sobre o Brasil, porém, até hoje é o único grande feito daquela que ficou conhecida como a “ótima geração belga”. Na fase seguinte, o time perdeu para a França a chance de disputar uma final pela primeira vez.
A equipe ao menos derrotou a Inglaterra na disputa pelo terceiro lugar e registrou sua melhor campanha.
 
Foi o segundo Mundial do elenco liderado por Thibaut Courtois, Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku. Em 2014, no Brasil, o grupo caiu um pouco antes, nas quartas de final, diante da Argentina.
 
A boa notícia para o técnico Roberto Martínez, que está no cargo desde 2016, é que ele vai contar novamente com a base da, de fato, boa safra da Bélgica na disputa da Copa do Mundo no Qatar.
 
Ainda que a presença de Lukaku no ataque seja incerta neste momento, pois ele se recupera de lesão na coxa esquerda, a convocação dos demais pilares do plantel está garantida.
 
Dessa forma, Martínez conseguirá manter uma estrutura tática semelhante à que levou os belgas a vencer o Brasil na Rússia. Como formação base, a equipe tem uma defesa com três zagueiros, com um desenho inicial que pode ser um 3-4-2-1 ou um 3-4-3.
 
O treinador gosta de iniciar suas jogadas a partir dos defensores. Outra característica do time é ter um ala que apoia mais o ataque e outro que volta para ajudar na defesa.
 
A principal marca, porém, está no meio de campo, onde atua o meia Kevin De Bruyne, o cérebro da equipe. Foi ele quem fez o segundo gol contra o Brasil. Antes, Fernandinho havia marcado contra. No fim, Renato Augusto só conseguiu descontar para os brasileiros.
 
Novas peças se juntaram ao experiente elenco, como o jovem Charles de Ketelaere, 21, do Milan (ITA), e Leandro Trossard, 27, em ótima fase no Brighton (ING). A dupla de novatos fará sua estreia em Copas do Mundo e representa o sopro de renovação do elenco já pensando nos próximos anos.
 
Nas Eliminatórias, o plantel belga obteve sua classificação com certa facilidade, liderando com boa folga o Grupo E. Na Liga das Nações, porém, não conseguiu passar para a fase final, superado pela Holanda.
 
A falta de bons resultados contra seleções do primeiro escalão da Europa fez a Bélgica perder a dianteira no ranking da Fifa. Depois da Copa do Mundo de 2018, a equipe de Roberto Martínez liderou a lista durante a maior parte do ciclo até o Mundial no Qatar.
 
Em maio deste ano, porém, o Brasil voltou à primeira posição, depois de quase cinco anos fora do topo da lista. A Bélgica ainda está bem cotada. Aparece em segundo, à frente da Argentina. Já a França, atual campeã mundial, aparece em quarto.
 
Na Copa do Mundo, é esperado que os belgas tenham vida relativamente tranquila na primeira fase, já que estão numa chave com Croácia, Marrocos e Canadá. Os desafios devem aumentar a partir do mata-mata, quando Espanha e Alemanha estão entre os rivais que podem cruzar seu caminho nas oitavas de final.
 
O técnico Roberto Martínez está confiante. E promete que sua equipe vai brigar pelo título. “Todos podem ter certeza, minha única vontade e desejo é que vejamos a Bélgica o mais forte possível na Copa do Mundo. Quero deixar os fãs o mais orgulhosos possível”, afirmou.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você