A bandeira do Catar, símbolo nacional do país-sede desta Copa do Mundo, representa aspectos históricos e socioeconômicos de um dos emirados do Oriente Médio.
Com nove pontas separando as cores branca e bordô, o desenho tem a mesma forma da bandeira do Barein – no entanto, as cores e os detalhes se diferem.
Desenvolvido economicamente na esteira da exportação de derivados do petróleo, o Catar é governado pelo emir Hamad al-Thani. Com uma transição de poder pacífica em 2013, a nobreza é hereditária e associada à cor bordô desde os tempos em que a tinta era comercializada pelos fenícios na região.
Ocupando a maior parte da bandeira, o pigmento que já foi conhecido como vermelho-real simboliza a história socioeconômica e política do país.
Chamada de “Al-Adaam”, o nome significa “suporte” ou uma pessoa confiante que segue sua jornada.
Só em 2012, o formato e cor atuais foram oficialmente registradas na legislação do país. Além de o bordô caracterizar a produção têxtil do país, o branco representa a paz.
As nove pontas que separam os pigmentos são de diamantes avermelhados, e a bandeira passou a ter o design atual a partir da década de 1960.