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Phil Spencer diz que motivo da compra Activision Blizzard é por causa do Candy Crush

Candy Crush

O CEO do Microsoft Gaming disse que o Xbox terá dificuldades para continuar como um negócio global se a empresa não estabelecer uma posição de força no mercado de jogos para Android e iOS, o mobile, que hoje é a área de concentração dos maiores lucros anuais no mundo dos videogames.

Embora a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela empresa seja frequentemente enquadrada como “a fabricante do Xbox quer comprar Call of Duty”, Phil Spencer reiterou alegações anteriores de que o acordo de US$ 68,7 bilhões é impulsionado principalmente pelas ambições de jogos mobile da Microsoft.

“A ideia de que a Activision tem tudo a ver com Call of Duty no console é uma ideia que está sendo criada pelo nosso concorrente de console”, disse ele ao podcast Decoder do The Verge.

Apesar de não nomear a Sony diretamente, o CEO do Xbox fez referência às preocupações que o fabricante do PlayStation submeteu aos reguladores da concorrência atualmente examinando a transação.

“Eu não ouvi [que] a Nintendo tenha enviado reclamações sobre o acordo”, observou Phil Spencer.

Ele disse que nos últimos cinco ou seis anos, todo o crescimento do negócio global de jogos de US$ 200 bilhões veio do segmento mobile, enquanto as receitas de consoles e PCs permaneceram “relativamente estáveis”.

Phil Spencer, questionado sobre um comentário recente que a Microsoft fez a um regulador sobre ser um pequeno player no PC e no celular, disse:

“Acho que ninguém precisa dessa citação nossa para entender o quão irrelevantes somos no celular. Qualquer um que pegar o telefone e decidir jogar, verá isso por conta própria.”
“E também no PC, nossos testes e tribulações nos últimos cinco, seis anos em jogos para PC estão bem documentados, e continuamos trabalhando nisso, e eu amo o trabalho que a equipe de aplicativos do Xbox tem feito, e nosso O estúdio de PC está fazendo um ótimo trabalho no PC, mas leva tempo.”

Ele acrescentou:

“Em termos da oportunidade da Activision, e eu continuo dizendo isso repetidamente, e é verdade, definitivamente começa com a visão de que as pessoas querem jogar em todos os dispositivos que têm e de uma maneira engraçada, a menor tela em que jogamos é na verdade a maior tela quando você pensa na base instalada no telefone.”
“Esse é apenas um lugar onde, se não ganharmos relevância como marca de jogos – não estamos sozinhos em ver isso – com o tempo, o negócio se tornará meio insustentável para qualquer um de nós. Se não conseguirmos encontrar clientes em telefones, em qualquer tela em que alguém queira jogar, você realmente será segmentado para um nicho de jogos em que administrar um negócio global se tornará muito desafiador.”

Phil Spencer acrescentou:

“Como uma porcentagem do negócio geral de jogos, o negócio de console está encolhendo, porque o negócio geral está crescendo e o console permanece relativamente estável como negócio, a mesma coisa com o PC.”
“E então, quando você olha para as maiores empresas de jogos do mercado, a Tencent sendo a maior empresa de jogos do mundo, grande parte de sua receita vem do celular, e então eles colocam o sucesso comercial que conquistaram através do trabalho que eles já entrou no mercado adquirindo outros estúdios em um ritmo muito rápido.”

“Isso coloca muitos de nós por aí que talvez sejam tradicionalmente segmentados para uma tela e um dispositivo, em uma posição de, OK, se você jogar isso por 10 anos, se o console em si não crescer e o PC crescer em alguns anos e não em [outros] anos, e o celular continua a crescer, como você continua administrando o negócio e se mantém competitivo com outros que estão por aí adquirindo talentos, construindo novos modelos de negócios, nova distribuição, construindo novas franquias?”

“É fundamental que, se você estiver tentando administrar um negócio global de jogos em escala, encontre seus clientes onde eles querem jogar e, cada vez mais, o celular é o lugar onde as pessoas querem jogar.”

A Activision Blizzard disse na semana passada que sua base mensal de usuários ativos totalizou 368 milhões no trimestre encerrado em setembro de 2022. A King tem mais jogadores do que as outras divisões da Activision Blizzard combinadas e também gera mais receita. Então, como dito por Phil Spencer, a Microsoft está realmente comprando a empresa de Candy Crush, e não a de Call of Duty.

“Absolutamente”, ele respondeu. “Além disso, o número que não está no Candy Crush é de Call of Duty Mobile e Hearthstone, que são grandes franquias que existem no bucket da Activision e no bucket da Blizzard, que também são grandes nomes no mobile, não no console.”

A aquisição proposta de US$ 68,7 bilhões da Activision Blizzard deverá ser o maior negócio de todos os tempos da indústria de jogos, superando confortavelmente o recorde de US$ 12,7 bilhões da fusão entre Take-Two e Zynga concluída no início deste ano.

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