InícioEditorialFiat Pulse ganha versão esportiva com 185 cv de potência

Fiat Pulse ganha versão esportiva com 185 cv de potência

Com estética exclusiva, o Pulse Abarth conta com 185 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,6 segundos

Os executivos da Fiat são categóricos: querem melhorar a percepção de qualidade dos produtos da empresa. Para isso, diversas ações têm sido tomadas, desde a modernização das concessionárias até o lançamento de produtos com maior valor agregado.

Uma das novidades é uma configuração esportiva do Pulse. E, sim, é realmente esportiva, não é algo que agrega apenas adesivos e um aerofólio ao veículo. Para receber a grife Abarth, o Pulse perdeu todos os emblemas da Fiat na carroceria e teve a mecânica ajustada.

Acompanhe a avaliação em vídeo do Pulse Abarth

A cabine também é superior às demais versões da linha Pulse. O console central, por exemplo, abriga um freio de estacionamento elétrico. Isso aproxima mais o Pulse Abarth do Fastback, SUV superior que a Fiat lançou recentemente.

Esses incrementos explicam o preço mais alto do veículo, que custa R$ R$ 149.990. Assim, a opção Abarth fica acima dos R$ 127.390 que a empresa cobra pela Impetus, topo de linha do Pulse, e abaixo dos R$ 154.990 pedidos na versão Limited Edition, a mais cara do Fastback.

Além do interior exclusivo, a Fiat dotou o Pulse Abarth do seu motor de maior rendimento no país. O 1.3 litro turbo, que equipa a picape Toro, entrega 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol, sempre aos 5.750 rpm. O torque máximo, liberado a 1.750 giros, é de 27,5 kgfm com qualquer combustível.

O sistema de exaustão foi minuciosamente trabalhado para proporcionar uma sonoridade esportiva. O sistema de freios foi redimensionado, mas continua contando com discos apenas na dianteira.

O conjunto de suspensão também foi adequado ao projeto. As molas e amortecedores estão mais firmes: 13% na dianteira e 12% na traseira. A direção é mais direta e os pneus mais aderentes.

Certamente, para os puristas, o ideal seria uma transmissão manual. Mas pensando comercialmente é inviável, então a Fiat introduziu uma transmissão automática de seis velocidades. De qualquer forma, é possível fazer trocas manuais pela alavanca e borboletas atrás do volante. É o mesmo câmbio do Fastback, mas calibrado para uma condução mais esportiva.

Para otimizar a esportividade, basta selecionar a tecla Poison do lado direito do volante. Em alusão ao veneno do escorpião, símbolo da Abarth, esse botão muda alguns parâmetros eletrônicos. Com essa tecla ativa, os controles de tração e estabilidade ficam mais permissivos, a direção ganha firmeza, o acelerador tem respostas mais rápidas e as trocas de marchas são feitas em rotações mais altas.

Como anda esse Pulse
Guiei o Pulse Abarth no Autódromo de Tarumã, que fica na região metropolitana de Porto Alegre e é uma das pistas mais rápidas do país. Mesmo tendo 18,8 centímetros de altura livre do solo, o Pulse Abarth se comportou muito bem em curvas de alta e em desvios com cones na pista.

O volante tem boa empunhadura e, como a coluna de direção tem ajuste de profundidade e altura, é fácil ficar bem acomodado para dirigir o SUV esportivo.

Para um veículo de 1.281 kg, o propulsor atende muito bem. E, de acordo com a Fiat, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,6 segundos com etanol e 8 segundos com gasolina.

Antes de ir para a pista, minha principal dúvida era a respeito do sistema de freios a tambor na traseira. No entanto, as frenagens não foram comprometidas. Mas é bom entender que se fossem a disco seriam melhores, mas o carro ficaria mais caro.

O que é Abarth
“Há uma certa satisfação em humilhar carros maiores e mais caros com um hatchback”. Essa frase é de Carlo Abarth, engenheiro italiano que criou a preparadora em 1949 e que, desde 1971, é controlada pela Fiat.

Inicialmente, a empresa fazia alterações em carros pequenos, como o 500. Tanto que o Pulse é o primeiro SUV que estampa a grife Abarth na carroceria. O próximo modelo que deverá ostentar o emblema do escorpião é o Fastback.  

*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA FIAT

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Djokovic revela que nunca foi amigo de Rafael Nadal

Um dos maiores nomes na história do tênis mundial, Novak Djokovic comentou sobre o...

Indiciamento de Bolsonaro repercute entre políticos e autoridades

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal...

Haddad anuncia bloqueio de R$ 5 bilhões no Orçamento de 2024

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou um bloqueio de aproximadamente R$ 5 bilhões...

Bradesco é condenado por discriminação em “brincadeiras” sobre anticoncepcional para bancárias na Bahia

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) reconheceu uma conduta...

Mais para você