InícioEditorialPrefeitura remove pintura de escultura em mármore pintada por engano em Ilhéus

Prefeitura remove pintura de escultura em mármore pintada por engano em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus realizou neste sábado (26) a remoção total da tinta aplicada em uma escultura esculpida em mármore de Carrara que foi pintada por engano. A imagem, que fica situada na Praça Dom Eduardo, conhecida como Praça da Catedral, no Centro Histórico, havia sido coberta com uma tinta branca.

De acordo com a Secretaria Especial de Cultura (Secult), a escultura foi pintada por um servidor que tomou a decisão de pintar a peça, sem consultar os gestores da pasta. Ainda segundo a Secult, “não houve má-fé, houve desconhecimento”.

Assim que soube do erro, a Prefeitura acionou o artista que fez a limpeza de outras estátuas que ficam na Praça J.J.Seabra e deu início ao processo de limpeza da peça impactada.  

“Se houve decisão de pintar, não partiu da secretaria, pois já tínhamos combinado a limpeza adequada. Infelizmente o desconhecimento sobre a importância do Patrimônio Histórico e Artístico gera não só em Ilhéus, mas ao redor do mundo, situações terríveis, algumas irreversíveis”, esclareceu Geraldo Magela, titular da Secult.

A remoção foi realizada com bisturi, escova e produtos próprios para limpeza de mármore. Além da retirada da tinta, a peça vai receber lavagem completa para que seja mostrada a beleza da obra de arte, parte do patrimônio cultural da cidade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ação da Polícia Civil do RJ mira fraudes de R$ 40 milhões no Banco do Brasil

Na manhã desta quinta-feira (21), agentes da Polícia Civil e o Ministério Público do...

Quanto rendem os R$ 18 milhões da Mega-Sena acumulada na poupança, CDB e Tesouro Direto?

O concurso 2.799 da Mega-Sena será sorteado neste sábado, 23, e o prêmio principal...

Coordenador do Prerrogativas defende “prisão imediata” de Bolsonaro

Coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados, Marco Aurélio de Carvalho defende a “prisão imediata”...

Primeira congressista trans dos EUA será impedida de usar o banheiro feminino

A primeira mulher trans eleita para um assento no Congresso dos Estados Unidos, Sarah...

Mais para você