A Prefeitura de Ilhéus realizou neste sábado (26) a remoção total da tinta aplicada em uma escultura esculpida em mármore de Carrara que foi pintada por engano. A imagem, que fica situada na Praça Dom Eduardo, conhecida como Praça da Catedral, no Centro Histórico, havia sido coberta com uma tinta branca.
De acordo com a Secretaria Especial de Cultura (Secult), a escultura foi pintada por um servidor que tomou a decisão de pintar a peça, sem consultar os gestores da pasta. Ainda segundo a Secult, “não houve má-fé, houve desconhecimento”.
Assim que soube do erro, a Prefeitura acionou o artista que fez a limpeza de outras estátuas que ficam na Praça J.J.Seabra e deu início ao processo de limpeza da peça impactada.
“Se houve decisão de pintar, não partiu da secretaria, pois já tínhamos combinado a limpeza adequada. Infelizmente o desconhecimento sobre a importância do Patrimônio Histórico e Artístico gera não só em Ilhéus, mas ao redor do mundo, situações terríveis, algumas irreversíveis”, esclareceu Geraldo Magela, titular da Secult.
A remoção foi realizada com bisturi, escova e produtos próprios para limpeza de mármore. Além da retirada da tinta, a peça vai receber lavagem completa para que seja mostrada a beleza da obra de arte, parte do patrimônio cultural da cidade.