InícioEditorialAlemanha busca empate com Espanha e respira por vaga nas oitavas da...

Alemanha busca empate com Espanha e respira por vaga nas oitavas da Copa

O clima de tensão se fez sentir desde a chegada ao Estádio Al Thumama, em Al Khor. Os alemães, desconfiados, estavam mais calados que o costume neste domingo (27). Natural. Dias antes, tinham perdido para o Japão e se viam em situação delicada no Grupo E da Copa do Mundo do Catar. Mas a preocupação deu lugar ao alívio. Após sair perdendo para a histórica rival Espanha, a Alemanha buscou o empate por 1 a 1 na reta final do jogo, válido pela segunda rodada.
 
Centroavantes, os autores dos gols da partida saíram dos bancos de reserva durante o segundo tempo. Álvaro Morata marcou primeiro, aos 17 minutos, ao completar um cruzamento de Jordi Alba. Quando a derrota alemã parecia sacramentada, Fullkrug deixou tudo igual, aos 38, e reviveu a esperança pela classificação às oitavas de final.
Este era o duelo mais aguardado da primeira fase do Mundial. De um lado, a tetracampeã Alemanha, que ficou com o título em 1954, 1974, 1990 e 2014; do outro, a Espanha, vitoriosa em 2010.
 
Para além da questão histórica, o jogo valia muito especialmente para os alemães. A equipe do técnico Hansi Flick foi derrotada de forma surpreendente pelo Japão na primeira rodada e precisava vencer para não se complicar. A Espanha, por sua vez, tentava reafirmar a grande fase, depois de estrear com goleada por 7 a 0 sobre a Costa Rica.

Grupo E
Com o resultado, a Espanha lidera a chave, com quatro pontos. Em seguida, aparecem Japão (três), Costa Rica (três) e Alemanha (um). Nenhum time está classificado e todos têm chances de avançar ao mata-mata.
A rodada decisiva será na próxima quinta-feira (1º), a partir das 16h (de Brasília). Japão e Espanha se enfrentam no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Já Costa Rica e Alemanha duelam no Al Bayt, em Al Khor.
Para avançarem, os alemães precisam vencer a Costa Rica e torcer por uma derrota do Japão – empate japonês levaria a disputa para o saldo de gols.
O jogo
Durante o jogo, as estratégias estavam claras desde o começo. Herança do time campeão na África do Sul, o ‘tiki-taka’ segue no DNA espanhol. Com mais posse de bola, a equipe ocupou o campo defensivo da Alemanha, que apostou em contragolpes e nas bolas paradas.
A Espanha teve a posse por mais tempo e quase marcou em duas oportunidades. Na primeira, Olmo finalizou colocado, mas parou em Neuer. A bola ainda tocou o travessão antes de sair pela linha de fundo. Na segunda, o próprio Olmo foi lançado em profundidade e cruzou rasteiro. Debaixo do gol, Ferrán Torres chutou para fora.
Depois da derrota na primeira rodada, a Alemanha escolheu a cautela. Em vários momentos, permitiu que a Espanha tivesse a bola para tentar os contragolpes. Num deles, Gnabry saiu cara a cara com Unai Simón, mas o lance foi invalidado por impedimento.
A Alemanha chegou a fazer um gol na etapa inicial. Rudiger cabeceou para o gol após cobrança de falta aos 39 minutos, mas o VAR identificou impedimento. E o 0 a 0 persistiu até o intervalo.
Nada mudou nas estratégias dos dois times para o segundo tempo. A Alemanha criou uma grande oportunidade, mas Kimmich, da entrada da área, finalizou fraco e parou em defesa de Simón.
Pouco depois, Luis Enrique mandou a campo Álvaro Morata. E o centroavante foi decisivo. Apenas oito minutos depois de entrar, ele recebeu cruzamento rasteiro de Alba e empurrou para as redes aos 17: 1 a 0.
O gol espanhol mudou totalmente a dinâmica do jogo. A Alemanha fez alterações e partiu para cima. Perdeu novas oportunidades até que Fullkrug, que saíra do banco, afundou as redes em chutaço de dentro da área aos 38 minutos.
Alívio aos que viam a derrota se aproximar e conseguiram reviver as esperanças de seguir no Mundial.
ESPANHA 1 X 1 ALEMANHA
Espanha
Unai Simón; Carvajal, Rodri, Laporte e Alba (Balde, aos 37′ do 2ºT); Busquets, Gavi (Williams Jr., aos 21′ do 2º) e Pedri; Ferrán Torres (Morata, aos 9′ do 2ºT), Dani Olmo e Asensio (Koke, aos 21′ do 2ºT)
Técnico: Luis Enrique

Alemanha
Neuer; Kehrer (Klostermann, aos 25′ do 2ºT), Sule, Rudiger e Raum (Schlotterbeck, aos 42′ do 2ºT); Kimmich e Goretzka; Gnabry (Hofmann, aos 40′ do 2ºT), Gundogan (Sané, aos 25′ do 2ºT) e Musiala; Muller (Fullkrug, aos 25′ do 2ºT)
Técnico: Hansi Flick

Motivo: segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Al Thumama, no Catar
Data e horário: domingo, 27 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Gols: Morata, aos 17′ do 2ºT (ESP); Fullkrug, aos 38′ do 2ºT (ALE)
Cartões amarelos: Busquets, aos 43′ do 1ºT (ESP); Kehrer, aos 37′ do 1ºT, Goretzka, aos 13′, e Kimmich, aos 15′ do 2ºT (ALE)
Público: 68.895 torcedores
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda)
Assistentes: Hessel Steegstra (Holanda) e Jan de Vries (Holanda)
VAR: Pol van Boekel (Holanda)
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você