A influenciadora Thais Carla vai abrir um processo contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por uso indevido da sua imagem. A dançarina pedirá indenização de R$ 52 mil, segundo o g1.
O parlamentar compartilhou nas redes sociais uma foto da influencer vestida de globeleza. O bolsonarista legendou a imagem dizendo que a Globo tinha “tirado a beleza”.
Em seguida, após receber críticas, ele comentou que “deveria ter tratado a obesidade como romance, como empoderamento, e não como doença. Onde já se viu, [no] século 21 ter opinião própria, né?”, disse Nikolas em vídeo. Pouco depois, postou uma montagem em que aparece em um corpo gordo. “Agora tenho lugar de fala”, disse.
Em nota, as advogadas Ives Bittencourt e Janaína Abreu deram mais detalhes da ação.
“Estar ocupando o cargo de deputado federal não autoriza o político a violar a legislação vigente no país. Como especialistas em direito de imagem e em crimes cibernéticos, destacamos que a liberdade de expressão não é absoluta. Sendo assim, entendemos que o Sr. Nikolas Ferreira violou, para além da imagem, a honra da nossa cliente. Ações como essas são fundamentais para reestabelecer a dignidade da população gorda do Brasil, que ainda em 2023, segue invisibilizada e marginalizada em todas suas esferas”, defenderam.