InícioEditorialTCE já utiliza drones para inspecionar obras públicas em auditorias

TCE já utiliza drones para inspecionar obras públicas em auditorias

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) já está utilizando drones e trenas laser nas suas inspeções em obras públicas durante a realização de auditorias, como forma de dar mais eficiência e rapidez aos trabalhos dos seus técnicos. O uso das novas tecnologias foi inaugurado pela 1ª Coordenadoria de Controle Externo e ficou comprovado, pelos auditores, que houve um ganho de produtividade e eficiência.

O drone (veículo aéreo não tripulado) e as trenas laser (instrumento digital utilizado para aferir distâncias, largura, altura, área e volume) facilitam as coletas de evidências pelos auditores, com fotos e vídeos de alta resolução. As novas trenas, além de medirem distâncias de até 100 metros com alta precisão, também possibilitam a medição de ângulos, permitindo a conferência precisa das inclinações das rampas de acesso para efeito da avaliação da acessibilidade em edificações e outros espaços públicos, enquanto o drone garante uma visão completa da área inspecionada enquanto faz as fotografias e vídeos.

Os auditores Sandra Bokor Ferreira Carneiro, Dalva Andrade Erdens e Ricardo Dantas de Almeida, da Gerência 1C, constataram a melhoria da produtividade proporcionada por esses novos equipamentos. “As visitas in loco estão sendo mais rápidas e mais produtivas, dando aos técnicos mais tempo para a análise das informações coletadas”, atestou o gerente de Auditoria do TCE/BA, Heinz Ruther.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Instagram adverte Regina Duarte por publicação falsa sobre o RS

No vídeo publicado em seu perfil, Regina diz que o governo brasileiro negou ajuda...

11º Festival Sabores de Teixeira é lançado e gera expectativas positivas para economia

Inscrições foram abertas durante o evento de apresentação da proposta aos empresários Com o tema...

TST autoriza empresa a pedir localização do celular de funcionário

A Justiça do Trabalho entendeu como legal o pedido de uma empresa para consultar...

Galão de água chega a R$ 80 no RS e MP investiga denúncias por preços abusivos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu um total de 680 denúncias...

Mais para você