InícioEditorialGuardiola ironiza um possível rebaixamento do City: 'Voltaremos'

Guardiola ironiza um possível rebaixamento do City: ‘Voltaremos’

As acusações de que o Manchester City teria violado regras financeiras ao longo dos últimos oito anos, infração passível de duras punições, não incomodam o técnico Pep Guardiola. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, ele disse acreditar na inocência do clube, garantiu que não tem interesse em abandonar o cargo por causa da situação e mostrou-se indiferente à possibilidade de punições que poderiam levar o time para divisões inferiores do Campeonato Inglês.

“Você tem que ir para a segunda, terceira divisão… não, não o suficiente, talvez para a quinta. Já estivemos em divisões inferiores, se voltarmos para lá não será um problema para nós. Talvez a gente ligue para Paul Dickov e Mike Summerbee e voltaremos, tenho certeza, se formos para lá”, ironizou o treinador, lembrando de jogadores que ajudaram a fazer o City ascender no sistema de ligas do país.

O Manchester City é acusado pela Premier League, liga responsável pelo Campeonato Inglês, de violar uma série de regras financeiras entre 2009 e 2018, período no qual o clube se consolidou como uma das principais forças do futebol inglês e europeu após sua aquisição pela família governante de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ferir as regras do Fair Play Financeiro na Europa pode causar sanções, como perda de ponto e até rebaixamento.

A forma como a acusação foi repercutida pela imprensa inglesa incomodou Guardiola, que lembrou de uma denúncia parecida levantada pela Uefa em 2019 para pedir que não sejam tiradas conclusões precipitadas. Na época, a entidade máxima do futebol europeu abriu uma investigação para apurar violações financeiras do clube.

“Já estamos sendo condenados”, disse o treinador espanhol. “O que aconteceu esta semana, é o mesmo que aconteceu com a Uefa – tivemos uma suspeita na época, agora temos apenas acusações. Como haviam me dito anteriormente, o clube provou que éramos completamente inocentes. Por que não deveríamos pensar que somos inocentes agora?”, completou.

Ele também criticou a postura dos outros clubes do Campeonato Inglês por se posicionaram contra o Manchester City. Na sua avaliação, agem assim por interesse próprio. “Você tem que entender que os 19 times da Premier League (Campeonato Inglês) estão acusando sem nos deixar ter a oportunidade de defender”, afirmou. “Não há inimigos ou amigos, apenas interesses. Eles querem tomar a nossa posição (na Liga dos Campeões)”, completou

ACUSAÇÕES
A Premier League divulgou, na segunda-feira, um longo comunicado detalhando uma lista de supostas violações de regulamentos do Manchester City após uma investigação de quatro anos, cobrindo um período em que o time conquistou três títulos ingleses (2012, 2014 e 2018).

O City ainda é acusado de não fornecer “informações financeiras precisas que forneçam uma visão verdadeira e justa da posição financeira do clube nesse período” entre 2009 e 2018 ou fornecer “detalhes completos sobre a remuneração dos gerentes em seus contratos relevantes” de 2009 a 2013. Antes da acusação, a Premier League fez uma série de investigação das contas do clube

Outras supostas infrações incluem o não cumprimento dos regulamentos da Uefa de 2013 a 2018, regras de lucratividade e sustentabilidade da Premier League de 2015 a 2018 e falta de cooperação na investigação da liga desde dezembro de 2018 até os dias atuais. A liga inglesa, uma das mais fortes e ricas do mundo, disse que encaminhou as acusações a uma comissão independente antes de uma audiência confidencial.

O Manchester City pode estar em risco de punição severa de agora em diante. O clube ainda não se manifestou. O livro de regras da Premier League dá a uma comissão disciplinar poderes para impor uma série de sanções, além do escopo mais amplo de “qualquer outra penalidade que julgar adequada”. O maior temor dos clubes nessa condição é ser rebaixado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você