Os últimos dois anos foram de muitas novidades para Iza, cantora carioca que, aos 32 anos, vive um ótimo momento da carreira. Depois de estreias no Rock In Rio Lisboa e no Palco Mundo do RiR do Brasil, no ano passado, ela se prepara para outra estreia de peso: pela primeira vez vai comandar um trio elétrico no Carnaval baiano, ao lado de um time de peso, no primeiro dia da festa, quinta-feira.
Iza dividirá os microfones com Russo Passapusso, Carlinhos Brown, Nêssa, Márcia Short e Jeff Moraes. Em entrevista ao CORREIO, a cantora contou que está ansiosa para subir ao trio elétrico e vem fazendo uma preparação física direcionada para aguentar o pique de quase 8h de circuito.
Fazendo mistério sobre o repertório, Iza revela que vai tocar seus principais sucessos, mas quer fazer uma festa com gosto do Carnaval de Salvador – cantando aquilo que gostava de ouvir quando era foliã.
“[Salvador tem] um carnaval que sempre respeitei e curti como foliã. Fazer parte de um circuito tão respeitado com certeza é algo a mais, uma conquista na minha carreira e estou muito feliz com esse momento”, disse a cantora.
Iza fez sua estreia no Carnaval de Salvador em 2019, quando se apresentou em um camarote. Este ano, ela deixou o posto de rainha de bateria da escola Imperatriz Leopoldinense, ocupado desde 2020. O anúncio da escola foi feito em outubro passado e afirmava haver um problema de incompatibilidade de agendas.
Último artista a ser divulgado, Russo Passapusso afirma que o encontro de artistas no trio FoliaSSA resume toda a briga pela coletividade que o BaianaSystem defende desde que a banda foi criada. Ele defende que o encontro será uma celebração da música preta e uma comemoração por sobreviver após anos tão difíceis – e sem Carnaval.
“Brown é esse cara inventivo, que costura muito esse tipo de coisa. Iza é incrível, fala da força da mulher preta nesse processo. Vamos ecoar tudo aqui que colocamos, celebrando a música baiana, abrindo os portais do Carnaval e mostrando que a periferia é o centro de tudo”, disse o cantor no intervalo da passagem de som para o show do BaianaSystem no Recife.
Os artistas farão encontros nessa semana para ensaiar e deixar tudo “bonito, organizado e cheiroso”, como Iza classifica, aos risos. Também convidada, Nêssa vai tocar com Iza pela segunda vez. A dupla esteve junta em um evento da Devassa, patrocinadora do trio, em novembro de 2022.
Com a agenda cheia de quem vai tocar em todos os dias da folia, ela conta que a quinta com Iza será especial porque a carioca é uma referência pra sua carreira. “Eu estou muito ansiosa. Esse Carnaval de forma geral está prometendo muito, em todos os sentidos, seja de público ou de trabalho. Iza é um dos maiores ícones da música pop atual no Brasil e estar com ela novamente no mesmo palco, num trio elétrico, é muito especial por tudo que ela representa e por ela ser uma inspiração. A expectativa é muito alta”, afirma Nêssa.
Amigo pessoal da cantora, Carlinhos Brown promete muita diversão em cima do trio e se sente tranquilo para cravar que Iza vai tirar de letra a estreia, por mais que o trio elétrico tenha suas particularidades próprias e seja uma verdadeira maratona para quem comanda a festa. Como ela mesma canta, a hora é de dançar, brilhar e pegar visão para entrar na roda e gingar em cima do caminhão.
O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Jotagê e AJL.