InícioEditorialPF deflagra operação contra contrabando de ouro ilegal na Amazônia

PF deflagra operação contra contrabando de ouro ilegal na Amazônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Sisaque, que visa desmontar uma organização de contrabando de ouro oriundo de garimpos ilegais na região Amazônica, na manhã desta quarta-feira, 15. Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão e outros 27 de busca e apreensão. Os manados foram cumpridos nas cidades de Belém, Santarém (PA), Itaituba (PA), Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Manaus, São Paulo, Campinas, Tatuí (PA), Sinop (MT) e Boa Vista (RR). O inquérito que levou à operação começou em 2021 a partir de informações da PF que apontavam a existência de uma organização. As empresas eram “noteiras”, utilizadas para emitir notas fiscais no intuito de dar ar de regularidade ao ouro comercializado, que era adquirido por outras duas empresas, líderes da organização. Entre 2020 e 2022, a emissão de notas fiscais fraudulentas teriam ultrapassado a R$ 4 bilhões, o que equivale a aproximadamente 13 toneladas de ouro ilícito.

O ouro extraído da Amazônia era exportado através de uma empresa sediada nos Estados Unidos, que era responsável por comercializar o mineral em outros países, como Itália, Suíça, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos, de maneira clandestina, mas tentando mostrar legalidade. Mais de 100 policiais federais, além de cinco auditores fiscais e três analistas da Receita Federal participaram da operação, que tenta obter mais provas para desmontar o esquema. Os crimes investigados são de : adquirir e/ou comercializar ouro obtido a partir de usurpação de bens da União, sem autorização legal e em desacordo com as obrigações importas pelo título autorizativo; pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida; lavagem de capitais; e organização criminosa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa

O governo brasileiro está se preparando para apresentar um novo pacote de cortes de...

STF nega liberdade a capitão da PM-BA preso acusado de vender armas e munições para facções

Em decisão monocrática, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou o...

Xi Jinping retorna à China para assegurar ‘estabilidade social’ após tragédias que deixaram 43 mortos

Após uma série de tragédias que resultaram em 43 mortes em três cidades da...

GTIN e Nota Fiscal: Tudo o Que Você Precisa Saber

Se você emite notas fiscais para vender produtos, já deve ter ouvido falar de...

Mais para você