InícioNotíciasPolicialQuem é Sandro Fantinel? Saiba mais sobre vereador do RS que foi...

Quem é Sandro Fantinel? Saiba mais sobre vereador do RS que foi xenofóbico com baianos

Empresário ligado ao agronegócio, o vereador Sandro Fantinel, que teve falas xenofóbicas contra os baianos que foram vítimas de trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul, foi eleito em 2020, com 1.756 votos pela cidade de Caxias do Sul. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o político foi expulso do partido nesta quarta-feira (1º), e será investigado por racismo pela Polícia Civil da cidade.

Gaúcho nascido em Fazenda Souza, ele define o “Escola Sem Partido” como um dos objetivos de seu mandato como vereador de Caxias do Sul (RS).

Nas redes sociais, tem fotos com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e posa com um fuzil. Em 2018, criou a Comissão Pró-Bolsonaro, um grupo de apoio à candidatura do ex-capitão formado por empresários de direita.

No último dia 2 de novembro, Fantinel publicou uma foto em manifestação antidemocrática em frente à sede do Exército de Caxias do Sul. O vereador também já enfrentou um processo na Comissão de Ética Parlamentar (CEP) após ter criticado a vacinação contra a covid-19.

Na época, o vereador foi acusado de contrariar o Código de Ética após acusar parlamentares de coagirem o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), a implantar o “passaporte vacinal”. Os parlamentares apontados assinaram indicação ao Executivo pela adoção da exigência do comprovante de imunização para acesso a estabelecimentos no município. O processo foi arquivado, no entanto.

Em agosto de 2021, atacou a Constituição Federal e debochou da morte do deputado federal e presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, em um acidente de helicóptero, em 1992.

“A Constituição Brasileira tem mais emendas do que a própria Constituição. (…) Ela nasceu morta. (…) É sinal de que ela não presta. A saída para o nosso país, infelizmente, é uma nova Assembleia Constituinte, porque com essa Constituição o nosso país está fadado ao colapso. (…) O funcionário público não tem culpa. Ele simplesmente está encaixado no sistema, um sistema que foi criado por corruptos, cujo um deles nem a graça de ser enterrado teve, porque se perdeu no mar, e o tubarão que dele se alimentou deve ter morrido”, disse.

Resposta

Após ser acusado de xenofobia, o vereador disse que ao O Globo que foi mal interpretado.

“Fiz uma fala que foi um pouquinho infeliz. No calor da fala a gente diz coisas que depois se arrepende. Depois, no pequeno expediente, eu disse que eu jamais tenho alguma coisa contra os baianos, inclusive tenho amigos e primos que moram no nordeste, na parte mais norte do país. Não tenho absolutamente nada contra o povo baiano, citei (os baianos) porque estavam envolvidos no processo que está ocorrendo em Bento Gonçalves”.

O vereador disse também que adora “as praias de lá”, da Bahia, e que o “povo de lá é muito querido”, e negou que tenha chamado os baianos de sujo, mas que se referia à falta de limpeza no alojamento que visitou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Iniciativa Troféu Bet: Reconhecendo as Melhores Bets do Mercado

Com o mercado de apostas esportivas crescendo de forma acelerada, a necessidade de destacar...

Tarcísio: Candidato a presidente em 2026 é Jair Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desconversou sobre as eleições de...

PM apreende mais de 1000 porções de drogas em Abrantes

Agentes da polícia militar da 59ª CIPM, na tarde de segunda-feira (21), aprenderam mais...

STF extradita inglês procurado pela Interpol por tráfico internacional de drogas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta terça-feira (22), a extradição...

Mais para você

[the_ad id="181056"]