InícioEditorialTurismo prevê entraves, mas diz que exigência de visto para EUA e...

Turismo prevê entraves, mas diz que exigência de visto para EUA e outros países pode abrir diálogo

O presidente Lula (PT) revogou a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e retomou a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A decisão foi informada aos governos desses quatro países nesta quinta-feira, 9. Os brasileiros ainda precisam de vistos para entrar nesses países. O presidente da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), Wilson Luiz Pinto, diz que, por um lado, a medida é ruim, já que dificultará a entrada de turistas no Brasil, mas que por outro é justo,já que o brasileiro também precisa de visto para entrar nestes países. “O americano, o australiano, o canadense vai precisar ir na embaixada brasileira para vir para cá. Mas também vai abrir um diálogo desses países sobre a reciprocidade. Eu entendo que não é saudável o Brasil não exigir visto desses países e eles exigirem vistos para lá”, diz Wilson.

No caso dos Estados Unidos, o aumento do número de turistas foi de 2018 para 2019 foi de 12%, saindo de 390 mil para 439 mil. Em 2022, vieram 355 mil americanos para o Brasil, abaixo do nível pré-pandemia. Para Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração, a medida afeta a economia, já que menos pessoas irão querer vir para o Brasil. “Nosso país é continental, mas antes da pandemia tivemos menos de 4.9 milhões de turistas estrangeiros, enquanto a Espanha teve 83,5 milhões. A França teve 90 milhões. Na própria América Latina, o Chile teve 4,5 milhões, pouco menos que o Brasil, enquanto que a Argentina teve 7,4 milhões de turistas. A reciprocidade deve ser observada, mas, talvez, o interesse econômico em relação ao turismo brasileiro, fale mais alto”, disse Gonçalves.

*Com informações do repórter Victor Moraes

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

PGR: Marielle era obstáculo para interesses econômicos dos Brazão

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgada nesta quinta-feira (9/5), aponta que a...

Mais para você