InícioEditorialMissa do Lava-pés dá início ao Tríduo de Páscoa para os católicos

Missa do Lava-pés dá início ao Tríduo de Páscoa para os católicos

Os católicos deram início a celebração do Tríduo Pascal, nesta quinta-feira (6). O ato representa o período de tempo que vai da tarde de hoje até o Domingo de Páscoa. Como pede a tradição, o primeiro dia foi encerrado com a Santa Missa da Última Ceia e do Lava-pés, realizada às 18h, na Catedral Basílica de Salvador, situada no Centro Histórico. 

A ceia do Senhor, como também é conhecida a celebração, foi presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, que é arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Ao lado dele estavam o bispo-auxiliar de São Salvador da Bahia, Valter Magno de Carvalho e o Diácono Raimundo Moreno. 

Após Dom Sérgio dizer algumas palavras, o rito foi iniciado com uma bênção do diácono Raimundo, que também contou a história do momento vivido por Cristo que deu origem à celebração. O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado pela primeira vez durante a última ceia de Jesus antes de ele ser traído e crucificado. 

Dom Sérgio da Rocha falou de serviço e humildade para fiéis (Foto: Ana Lucia Albuquerque/ CORREIO)

No momento em que Dom Sérgio fez sua reflexão sobre a data, explicou que, ao lavar os pés dos discípulos, Cristo quis demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro da sua mensagem. “Nós somos convidados a colocar o eventual do serviço e ser verdadeiramente servidores”, instruiu o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

O rito do lava-pés ocorreu em seguida e foi realizado pelo bispo-auxiliar de São Salvador da Bahia, Valter Magno. No altar, 12 fiés, simbolizando os 12 apóstolos de Cristo, esperavam o momento sentados em duas fileiras de seis cadeiras. Um de cada vez teve os pés lavados pelo bispo-auxiliar, e receberam uma lembrança. 

Entre eles, estava o professor, Luis Tourinho, 25 anos, que participou do ritual pela primeira fora dos bancos da igreja. “[Estar aqui] é buscar um sentido para a vida que não seja simplesmente a busca pela riqueza, poder ou ideologias que são insuficientes para responder às necessidades do coração humano”, afirmou o fiel.

O momento foi encerrado com a oração da comunidade – ministrada por um fiel que presta serviços para a igreja – e a distribuição da hóstia. Há 10 anos Maria Eugênia de 64 anos não deixa de participar da Ceia do Senhor. “É o momento para renovar a nossa humildade e disposição para ser melhor com o outro. Pois quando conseguimos ser bons com o outro, é porque também estamos bem conosco”, disse a fiel.  
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Eduardo Leite anuncia repasse de R$ 500 mil aos municípios

Em Lajeado, o governador diz que as prefeituras não precisarão apresentar um plano de...

Motorista de app usava carro para viagens até local de venda de drogas

Reprodução/PMDF 1 de 1 Imagem colorida de carro e dinheiro apreendido pela PMDF ...

Mais para você