Mais de 70 pessoas já foram conduzidas até delegacias por conta de ameaças de ataques às escolas na Bahia. Segundo a Polícia Civil, 70 adolescentes e três adultos foram identificados durante os 14 dias Operação Escola Segura no Estado. O caso mais recente foi nesta quinta-feira (20), quando três adolescentes que gravaram vídeos dentro de uma escola com uma arma falsa de papelão, em Amargosa.
No total, foram 195 ocorrências registradas em todo o estado. Além disso, foram 36 procedimentos policiais instaurados, 23 perfis de internet identificados, 16 mandados de busca e apreensão cumpridos. 11 menores encaminhados para Comunidades de Atendimento Socioeducativo, 430 visitas a escolas e 35 objetos encaminhados, sendo seis simulacros de arma de fogo e 29 armas brancas.
Na última semana, o governo iniciou ações de combate e prevenção a ataques e ameaças em escolas públicas e privadas na Bahia. Entre as ações estão a criação de um Centro de Controle e Comando, de um Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas e a distribuição de uma cartilha com orientações aos trabalhadores da Educação e da Segurança.