InícioEditorialPolítica NacionalLira se encontra com Lula no Alvorada e busca acordo para aprovação...

Lira se encontra com Lula no Alvorada e busca acordo para aprovação do PL das Fake News

Encontro durou cerca de 40 minutos e o presidente da Câmara saiu sem falar com a imprensa; Palácio do Planalto trava embate com as plataformas digitais e resistência da oposição preocupa

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, presidente sessão no plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu na manhã desta terça-feira, 2, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conversa no Palácio do Alvorada durou cerca de 40 minutos e o político alagoano deixou o local sem falar com os jornalistas. O encontro acontece em meio às discussões na Câmara sobre votações decisivas para a agenda do governo. Entre elas, a análise em plenário do mérito do Projeto de Lei 2630/2020, mais conhecido como PL das Fake News, que tem votação marcada para a tarde desta terça-feira. O parecer do relator, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), foi entregue na semana passada, assim como a aprovação de requerimento de urgência para a votação do projeto. Como a Jovem Pan antecipou, frente às resistências de membros da oposição com trechos do projeto, o parlamentar retirou do parecer a criação de uma entidade autônoma com a função de ser uma agência fiscalizadora do cumprimento das novas regras. “O impacto não foi muito bom. O sentimento da Câmara é que, com essa entidade autônoma de revisão, o projeto não passa. Nossa decisão é apresentar o parecer para que as bancadas todas conheçam sem a entidade autônoma de supervisão”, disse o relator em entrevista na semana passada.

No entanto, mesmo com a retirada do trecho, a aprovação não é garantida, uma vez que o Palácio do Planalto ainda trava um embate com as plataformas digitais e busca acordos para aprovação – com folgas – da matéria. Ainda nesta semana, também está no radar do governo Lula 3 as indicações para a composição da CPMI do 8 de Janeiro. A leitura do requerimento para instalação do colegiado aconteceu na semana passada, em sessão conjunta do Congresso Nacional, e a expectativa é que os trabalhos da comissão comecem nos próximos dias. Líderes partidários ainda não formalizaram suas indicações e aliados do governo costuram com Arthur Lira os nomes para presidente, vice-presidente e relator da comissão. A análise sobre o novo arcabouço fiscal, em substituição ao atual teto de gastos, é outro tema que o Palácio do Planalto observa com atenção, já que a previsão é que seja votado ainda neste mês.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Paes e Sergio Moro trocam ofensas em rede social: “Aqui você não cresce! Lixo!”

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e o senador Sergio Moro...

Academia de Letras da Bahia elege diretoria para 2025-2027

A Academia de Letras da Bahia realizou ontem, 21 de novembro, eleições para definir...

Corpos de desaparecidos são encontrados com sinais de violência em Nova Itarana

Agentes da polícia técnica realizaram uma ação, em um matagal, na tarde desta sexta-feira (22),...

Droga até em creme de cebola: Aeroporto JK barrou embarque de 98 kg de pó

Apenas este ano, no Aeroporto Internacional de Brasília, 98 quilos de cocaína foram apreendidos...

Mais para você