Após brilhar em 2021, com os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil, a direção do Atlético-MG resolveu apostar na nacionalização da sua marca. Para tanto, o clube contratou o famoso e premiado publicitário baiano Nizan Guanaes, com um vínculo de seis meses. A meta é tornar o Atlético mais conhecido no território brasileiro a curto e médio prazo.
O clube não revelou os detalhes do acerto com a N.ideias, empresa de Guanaes, mas confirma que o contrato tem duração de apenas seis meses. “Se trata de um projeto especial de seis meses, muito diferente e inspirador. Nesta altura da minha vida, gosto de me envolver em coisas que me inspirem e que impactem o país”, afirmou o empresário baiano.
O contrato de um clube com publicitário para nacionalizar a marca é algo incomum no futebol brasileiro. “A estratégia é como matemática: quanto mais complexa, mais desafiadora. Minha missão: tornar a marca Atlético-MG cada vez mais nacional e internacional. Vamos lá!”, disse Guanaes, em suas redes sociais
“Tenho recebido telefonemas de todos os lados. Tanto de pessoas aplaudindo, quanto de torcedores e amigos meus de outros times, que não acharam a menor graça. Claro, sei que não será fácil”, completou.
Em abril, pesquisa mostrou que o Atlético está em quinto lugar no ranking das maiores torcidas do Brasil, atrás de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O levantamento, que ouviu mais de 6.500 torcedores com idade a partir de 16 anos, em 325 cidades brasileiras, foi realizada por CNN, rádio Itatiaia e Quaest.
Ao mesmo tempo em que busca alcançar mais torcedores em diferentes estados do Brasil, o Atlético lida com uma das maiores dívidas do futebol brasileiro. A cifra supera R$ 2 bilhões, entre obrigações diretas do clube e também o endividamento causado pela construção do seu estádio, a Arena MRV, inaugurada no mês passado.