InícioNotíciasPolicialSuspeito de tráfico e roubo a banco escondido na Ilha de Maré...

Suspeito de tráfico e roubo a banco escondido na Ilha de Maré é morto durante operação

Ainda não era nem 6h da manhã quando os moradores da Ilha de Maré levantaram assustados com a movimentação de policiais federais, civis e militares, lanchas, drones e até helicópteros no pequeno povoado. Ao todo, 80 policiais desembarcaram nas praias para cumprir sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Houve confrontos e um homem foi morto.

A Operação Terra Livre também ocorreu no município de Candeias, comandada pela Polícia Federal (PF), com objetivo de prender sete suspeitos de integrar uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas e roubo a banco. O superintendente da PF, Flávio Albergaria, contou que as equipes estavam investigando alguns suspeitos e descobriram que eles também estavam sendo investigados pela Polícia Civil. As duas instituições resolveram então montar uma operação conjunta.

“São alvos vinculados a facções criminosas que atuavam no tráfico de drogas, explosão de caixas eletrônicos e homicídios, alvos sensíveis que já eram procurados pelas forças de segurança. Foi uma ação conjunta em que somamos esforços para alcançar resultados positivos”, afirmou o superintendente. Os agentes da Polícia Civil cumpriram mandatos de prisão, e os da Federal de busca e apreensão. A Marinha auxiliou na logística de transporte já que as embarcações da PF não comportavam todo o efetivo envolvido na operação.

Ainda não era nem 6h da manhã quando os moradores da Ilha de Maré, em Salvador, levantaram assustados com a movimentação de policiais federais, civis e militares, lanchas, drones e até helicópteros no pequeno povoado. Ao todo, 80 policiais desembarcaram nas praias para cumprir sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Houve confrontos e um homem foi morto. 

A Operação Terra Livre também ocorre no município de Candeias,  comandada pela Polícia Federal (PF) com objetivo dea prender sete suspeitos de integrar uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas e roubo a banco. O superintendente da PF, Flávio Albergaria, contou que as equipes estavam investigando alguns suspeitos e descobriram que eles também estavam sendo investigados pela Polícia Civil. As duas instituições resolveram então montar uma operação conjunta.

“São alvos vinculados a facções criminosas que atuavam no tráfico de drogas, explosão de caixas eletrônicos e homicídios, alvos sensíveis que já eram procurados pelas forças de segurança. Foi uma ação conjunta em que somamos esforços para alcançar resultados positivos”, afirmou o superintendente.

Os agentes da Polícia Civil cumpriram mandatos de prisão,  e os da Federal de busca e apreensão. A Marinha auxiliou na logística de transporte já que as embarcações da PF não comportavam todo o efetivo envolvido na operação.

Os suspeitos moravam em casas afastadas do centro urbano, algumas em locais de difícil acesso, mas evitavam luxo e ostentação para não chamar a atenção. Segundo o delegado da PF Marcelo Siqueira, o objetivo deles era manter a discrição e a Ilha de Maré foi a região preferida por dois motivos.

“A gente acredita que o local foi escolhido pela proximidade com Salvador.  Havia a facilidade de vir, cometer os ilícitos e retornar para a ilha. Foi um local escolhido por ter essa facilidade de logística e de esconderijo, e também por conta das áreas de difícil acesso”, contou. Moradores ouvidos pelo CORREIO sob anonimato confirmam que a ilha tem sido um reduto para criminosos.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos suspeitos, e apesar de serem sete mandados de prisão os policiais esperavam encontrar mais bandidos no local. Os investigadores apreenderam uma pistola, tablets, celulares e outros equipamentos não detalhados. A PF informou que segue buscando pelos foragidos e que as investigações continuam em andamento. Não foi detalhado o que foi apreendido.

Parcerias

A operação contou com a participação também de Policiais Militares. O comandante do Grupamento Aéreo da PM (Graer), tenente-coronel Wolney Anderson, sobrevoou a região e acompanhou tudo de dentro do helicóptero.

“A operação foi fruto de um trabalho de inteligência e consistiu no uso de tecnologia, como drones, helicópteros, embarcações rápidas e armamento de ponta, além das tropas especiais, treinadas para esse tipo de operação”, contou o comandante.

A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Andrea Ribeiro, afirmou que um dos alvos já foi investigado pelo DHPP pelos crimes de tráfico de drogas e homicídios, em Salvador. O nome dele não foi divulgado. “Isso nos fortalece enquanto grupo que opera a segurança pública no estado. Essa integração acaba fazendo com que a gente busque cada vez mais trocar informações e alcançar esses indivíduos, trazendo de volta a tranquilidade e a paz para as comunidades em que eles acabam atuando”, afirmou.

Traficante morto

Durante a operação houve confronto e Marcelo Luís Silva de Matos, 34 anos, conhecido como Pão, foi baleado e morto. Ele tinha registros policiais em 2008, 2010 e 2015 pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e era investigado por homicídios, roubo a bancos e corrupção de menores. Segunda a polícia, ele atuava em São Gonçalo do Retiro, além de cidades do interior.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Marcelo  escolhia os criminosos e determinava o dia para atacar instituições financeiras. Ele utilizava um imóvel em Ilha de Maré para se esconder. Foram apreendidas com ele uma pistola, carregador e munições. Na casa, os policiais encontraram garrafas de whisky, tablete e celulares, entre outros equipamentos.
A SSP informou que Pão planejou ataques contra a agência do banco Santander, no bairro de Periperi, em Salvador. No dia 9 de janeiro deste ano, ele teria tentado roubar a agência, chegou a fazer reféns, mas não obteve êxito. Cerca de dois meses depois, no dia 16 de março, ele retornou ao local e explodiu caixas eletrônicos da instituição financeira.

*Com colaboração de Emilly Oliveira
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Justiça condena ex-deputado por fala sobre “cabresto” em deputada

O caso foi em maio de 2022, durante sessão na Alesp; Wellington Moura disse...

Apesar do relator, Lira aposta que Senado aprova “taxa das blusinhas”

Apesar da insistência do relator do projeto do Mover no Senado em retirar do...

Número de óbitos em RS continua em 169, mas o de desaparecidos baixa para 44

No balanço da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (31), o número de óbitos no...

Tóquio lançará app de namoro para aumentar taxa de natalidade

Usuários terão que mostrar que são solteiros, fazer entrevista para checar identidade e comprovar...

Mais para você