InícioNotíciasPolicialIgreja da Ajuda é roubada pela terceira vez em quatro dias

Igreja da Ajuda é roubada pela terceira vez em quatro dias

A Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi alvo de mais um arrombamento, na madrugada desta quinta-feira (18). Essa é a terceira vez nesta semana que o templo é invadido e furtado.

Segundo informações da Arquidiocese de Salvador, foram levadas uma televisão, um ventilador e o dinheiro que estava na caixa coletora, depositado como doação espontânea pelos fiéis. A Polícia Militar foi acionada para ir ao local.

“Desta vez, não houve profanação à Eucaristia, pois, após a primeira invasão ocorrida no último dia 14, o templo ficou fechado e estava sendo preparado para a Santa Missa com o Ato de Desagravo, marcada para amanhã (19)”, diz a nota enviada pela Arquidiocese. O Ato de Desagravo pela profanação à Eucaristia, ocorrido no dia 14, está marcada para esta sexta-feira, 19 de maio, às 12h30.

Um novo boletim de ocorrência foi registrado 1ª Delegacia Territorial. A Polícia Civil informou que a unidade vai apurar o caso. 

Histórico de roubos
Na segunda-feira (14), a igreja foi arrombada e os bandidos levaram até as hóstias, que estavam em duas âmbulas (objetos dourados). Além das âmbulas, também foram roubados objetos em prata: quatro castiçais grandes, dois castiçais pequenos, três vasos grandes, três vasos pequenos, um vaso tulipa; além de 30 camisas do Senhor Bom Jesus dos Passos e a quantia de R$ 150.

As gravações das câmeras de segurança da Igreja, as quais o CORREIO teve acesso, mostram que um homem invadiu o local pela primeira vez por volta das 5 horas da manhã de domingo (14). Ele fez um buraco em uma das portas, passou cerca de dez minutos no local e levou objetos de valor. Ao sair, o invasor deixou a porta destrancada, o que facilitou que uma mulher invadisse o local na madrugada seguinte.

A filmagem flagra a sua entrada na igreja pouco antes das 2 horas da manhã e o momento em que ela rouba as hóstias de dentro do sacrário (espécie de armário pequeno). A mulher ainda sobe em um banco e rouba um vaso de metal que estava exposto no altar. Entre os objetos roubados pelos dois estão castiçais, âmbulas e vasos. A igreja já havia sido alvo de ladrões duas vezes na semana passada. 

Importância histórica
A Igreja Da Ajuda tem valor simbólico e histórico para a cidade. Foi a primeira construída entre os muros da cidade de Salvador. Sua construção atual data do ano de 1912, mas sua primeira sede, a Igreja Primitiva, data de 1549, erguida pelo Padre Manoel da Nóbrega e outros Jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo.

O templo guarda relíquias como a imagem do altar principal, de Nossa Senhora d’Ajuda, que teria sido trazida de Portugal pela esquadra de Tomé de Souza em 1549. Na parede esquerda da igreja encontra-se o púlpito onde o Padre Antônio Vieira proferiu seus memoráveis sermões. Na parte mais alta da igreja, também aberta ao público, há um grande Vitral francês todo colorido com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, uma das grandes surpresas desta construção.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Carga de cacau avaliada em R$ 400 mil é roubada no Extremo Sul baiano; motorista e ajudante foram feitos de reféns

Um caminhão com 100 sacas de cacau foi roubado na manhã desta quarta-feira (20)...

Max Verstappen evita falar sobre possível quarto título em Las Vegas

Max Verstappen, da equipe Red Bull, se aproxima da possibilidade de garantir seu quarto...

Dólar sobe em meio as incertezas sobre o anúncio do pacote fiscal

O dólar apresentou alta em relação ao real na manhã desta quinta-feira (21), impulsionado...

Colli Books lança campanha Black Friday com desconto de 20% em todo o acervo literário

De 24 a 29 de novembro, a Colli Books Editora realiza sua campanha de...

Mais para você