InícioNotíciasPolicialAnunciação da Festa do Divino mantém tradição há mais de 200 anos

Anunciação da Festa do Divino mantém tradição há mais de 200 anos

A tradição começou em Portugal, há mais de 200 anos e até hoje se mantém viva lá e aqui no Brasil. Em Salvador, a Festa do Divino Espírito Santo acontece no próximo domingo, 28, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Mas a celebração começa mais cedo, porque uma semana antes sai pelas ruas daquela mesma região o Bando Anunciador, que anuncia a festa e chama as pessoas para a celebração do domingo seguinte.

Nesse dia 21, fanfarras deram uma volta pelo Barbalho e Liberdade, para depois retornar ao Santo Antônio, num percurso que leva em torno de 50 minutos. Entre os que acompanhavam o cortejo, estava Jonas Raposo Lobo, de 9 anos. O menino foi o escolhido deste ano para encarnar a figura do Imperador, que tem importante papel simbólico.

Jonas vem à Igreja de Santo Antônio desde 2019, quando tinha cinco anos de idade. Perguntamos a ele se queria participar da Festa do Divino como Imperador e ele ficou muito lisonjeado. Mas foi uma decisão dele, não o forçamos a nada”, ressalta a mãe de Jonas, a nutricionista Laiss, de 35 anos.

Laiss estudou numa escola religiosa e tem hábito de ir a missas desde criança. Jonas seguiu a mãe e vai sempre com ela, aos sábados e domingos.

Na origem da festa, o Imperador era um adulto, que saía pedindo contribuições financeiras às pessoas. Com o dinheiro arrecadado, a igreja pagava as fianças de alguns presos muito pobres, que eram soltos no dia da Festa do Divino. Com o passar do tempo, o Imperador deixou de exercer esse papel e passou a ser uma figura simbólica, representada por uma criança.

Laiss já viu outras crianças representarem o Imperador e se entusiasma com a ideia do filho realizar o papel na próxima semana: “Ele vai falando com as pessoas [durante o cortejo] e representa o Espírito Santo, que, por sua vez, representa alegria. Muita gente fala com o Imperador durante a festa, dá tchau para ele, o cumprimenta e até chora”.

O bailarino Felipe Silva Santana, que prefere ser chamado de Felipa Silva, tem 28 anos e foi “nascido e criado” no Santo Antônio Além do Carmo. Foi crismado na igreja do Santo Antônio e também batizado ali.

“Sempre venho a essa igreja e sempre vou à Festa do Divino, que, para mim, significa adorar a Deus e à nossa Virgem Mãe”.

História da Festa
A Festa do Divino Espírito Santo começou há mais de 200 anos, em Portugal e também passou a acontecer no Brasil. Em Salvador, um dos objetivos da celebração era arrecadar dinheiro para soltar presos, mediante o pagamento de uma fiança. “Eram presos muito pobres, que não tinham como pagar pela liberdade deles. Em Salvador, eram detentos do antigo presídio onde hoje é o Forte de Santo Antônio Além do Carmo”, explica Paulo Silva de Oliveira, conselheiro da Irmandade do Divino Espírito Santo.

Hoje, não há mais a soltura do preso, mas a igreja escolhe um ex-detento para participar da festa e entrega a ele doações como uma cesta básica. Mas Paulo ressalta que a identidade do ex-detento é preservada, para que não prejudique a possibilidade de arrumar um emprego nem seja vítima de preconceito.

Na próxima semana, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, celebra a missa na Igreja de Santo Antônio, na Festa do Divino.
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você