InícioNotíciasPolíticaLira chega a entendimento com líderes e Câmara vota MP da Esplanada

Lira chega a entendimento com líderes e Câmara vota MP da Esplanada

Após reunião com lideranças da Casa, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, colocou em votação da MP da Esplanada para a noite esta quarta-feira (31/5). A medida provisória, “caduca” – isto é, perde a validade – após esta quinta-feira (1º/6), caso não seja aprovada na Casa Baixa e no Senado. Mais cedo, o parlamentar conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A MP da Esplanada estava prevista para ser votada nessa terça-feira (30/5), mas diante do clima de insatisfação generalizada com o governo, a matéria foi  adiada para esta quarta. Líder do governo, José Guimarães (PT-CE) convocou uma reunião de última hora, pouco antes da votação, e solicitou o adiamento, diante de uma derrota iminente no plenário.

Assinada por Lula no dia da sua posse como presidente da República, a MP 1154/2023 reconfigurou a Esplanada. Agora, o governo tem 37 ministérios ou secretarias e órgãos com esse poder. Caso a medida provisória caia, as pastas criadas pela atual gestão deixam de existir e valerá a configuração deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23 pastas.

A derrota é considerada “catastrófica” porque diversos arranjos políticos do governo Lula são baseados na abertura de espaços nos ministérios para partidos de centro, como PSD, União Brasil, MDB etc. O prazo para votar a MP da Esplanada é quinta-feira (1º/6). Há sinalização de acordo para, após a aprovação no plenário da Câmara na noite dessa quarta, a matéria ser votada no Senado na manhã, a tempo de ser publicada em edição extra do Diário Oficial.

Pressão Após o adiamento da votação, cresceu a pressão do centrão sobre o governo Lula. Nos bastidores, sabe-se que Arthur Lira pediu o comando do Ministério da Saúde, além das pastas comandadas pelo União Brasil: os ministérios das Comunicações, do Turismo e Integração Nacional. O MDB, por sua vez, pressiona pelo Ministério da Agricultura, hoje com o PSD.

Além disso, o governo se comprometeu com a liberação de emendas – nesta quarta, foram mais R$ 1,7 bilhões – e aceleração no processo de nomeação e definição de cargos ainda não nomeados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Tarcísio inaugura viaduto que liga Osasco à Rodovia Castello Branco

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou, neste domingo (19/5), o...

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Mais para você