InícioConcurso "Maiores Árvores da Região Sul da Bahia” valoriza importância histórica e...

Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia” valoriza importância histórica e ambiental do jequitibá

Iniciativa do Instituto Cabruca chama atenção para a conservação de grandes árvores

O jequitibá faz parte da cultura brasileira e por sua importância histórica e ambiental tem emprestado seu nome para designar cidades, ruas, parques e shoppings em todo o país. Considerado um verdadeiro tesouro entre os produtores da região cacaueira do sul da Bahia, também serviu de inspiração para novelas, livros e músicas. É por esses e outros motivos que o Instituto Cabruca, por meio do Programa Árvores da Cabruca, escolheu homenagear e premiar o maior jequitibá da região, na 1ª edição do “Concurso Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, que está com inscrições abertas.

Com os quinhentos anos de colonização e a exploração desordenada, os jequitibás praticamente desapareceram do Nordeste do Brasil. As árvores foram transformadas em materiais de construção e de mobiliário ou então derrubadas para gerar mais espaço para as plantações.

jequitiba_2-uff

A importância do Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia” é pelo objetivo de estimular a conservação de grandes árvores como o jequitibá e, ao mesmo tempo, valorizar o Sistema Agroflorestal Cabruca e a Mata Atlântica no imaginário coletivo da região Sul da Bahia criando identidade e pertencimento.

A partir do mês de agosto, uma equipe formada por técnicos do Instituto Cabruca e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), irá visitar o proprietário da área ou posseiro onde está localizado o jequitibá inscrito para inspeção e medição da árvore.

Para contribuir com a ação, o Instituto Cabruca promoverá o lançamento de camisas sustentáveis focada na linha jequitibá produzidas por mulheres dos assentamentos rurais Luanda em Itajuípe e Terra Vista em Arataca. Cada camisa vendida ajudará na geração de renda das comunidades, restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e enriquecimento agroflorestal da cabruca, além de promover o menor impacto possível no meio ambiente.

“A pretensão do concurso é que a cada ano seja escolhida uma nova categoria de árvore e assim chamar a atenção para a importância dessas diferentes espécies como patrimônio histórico, cultural e paisagístico na região” afirma o presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio.

Tradicionalmente, a árvore se localiza em meio ao cultivo do cacau, que na região Sul da Bahia é plantado no sistema Cabruca, em meio a Mata Atlântica, e visa produzir e conservar o meio ambiente. Pertence à família botânica Lecythidaceae e apresenta-se em três espécies, uma delas é a Cariniana estrellensi, mais encontrada no estado. As outras são Cariniana legalis e a Cariniana ianeirensis, ameaçada de extinção devido à perda de habitat.

Existem alguns jequitibás famosos por participações em novelas, como o do caminho de Itajuípe (BA), que ganhou notoriedade pela cena clássica onde o facão enterrado no pé de jequitibá representou a força de um fazendeiro vivido por Antônio Fagundes.

Ainda contribuindo com a riqueza cultural da região, temos o jequitibá na história do desbravamento de Itabuna. Segundo a tradição, o nome Tabocas, que veio a dar origem ao atual município, deve-se a um imenso jequitibá. Por sua derrubada foi feita uma disputa, sendo aquele o “pau da taboca”, ou seja, da roça que se abria.

Por / ASCOM – Instituto Cabruca

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bisneto do Mussolini faz gol na Série B da Itália e torcida comemora com gesto fascista

Romano Floriani Mussolini, bisneto do ex-ditador italiano Benito Mussolini, fez sua estreia como goleador...

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar controle de canal

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, repudiou, neste domingo (22), as ameaças do...

Após batismo, Renan Bolsonaro mira Câmara dos Deputados em 2026

Recém-eleito vereador em Balneário Camboriú (SC) e o mais jovem político da família Bolsonaro,...

Preso passa por cirurgia após engolir celular durante revista em presídio de Eunápolis

Um detento do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, segue internado nesta...

Mais para você