InícioNotíciasPolicialMinistro compara ex-ministra a orangotango e é condenado à prisão

Ministro compara ex-ministra a orangotango e é condenado à prisão

O ministro de Assuntos Regionais e das Autonomias do governo de extrema-direita, Roberto Calderoli, a sete meses de prisão por disparar insultos racistas contra a ex-ministra Cécile Kyenge, em 2013. Ele a comparou com um orangotango e lançou bananas à autoridade.

Segundo o jornal O Globo, o tribunal de Bergamo confirmou a condenação de Calderoli por difamação de origem racial 10 anos após o ocorrido. Na época, de declaração racista aconteceu quando o atual ministro era vice-presidente do Senado Italiano e estava participando de um comício de partido de extrema-direita La Liga.

Cécile Kyeng, que é de origem congolesa e cidadã italiana desde 1994, afirmou, em conversa ao Whashington Post, que tem sido difícil viver sofrendo ataques. 

“Não é fácil. É a primeira vez que Itália tem uma ministra nascida no estrangeiro. Desde a minha nomeação recebi ataques racistas todos os dias. Não considero que seja ataques a mim, mas ao meu cargo. Quando me atacam, atacam muita gente. Querem me calar. Sou um símbolo na Itália. Um símbolo da imigração, da diversidade.”, disse. 

A ex-ministra é médica e política, sendo a primeira mulher negra a comandar um ministério italiano e, pouco depois, deputada do Parlamento Europeu. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito sai de casa para fugir de inundação e hotel alaga no RS

Chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), despacha seus trabalhos na Secretaria...

Ana Paula Siebert leva “bronca” de Roberto Justus em festa da filha

Reprodução/Instagram 1 de 1 Foto preta e branca de Ana Paula Siebert e Roberto...

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Mais para você