2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, o anfitrião é a República de Côte d’Ivoire em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19-23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Hoje em dia, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos e é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta.
Além desses impactes, existe um risco menos conhecido: os microplásticos estão já presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar este material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica seja história.
Neste Dia Mundial Do Meio Ambiente faça parte do movimento global e #CombataAPoluição pic.twitter.com/V6PS8jxsq9
— Itamaraju Notícias (@itamarajuin) June 5, 2023