InícioEditorialPolítica NacionalCPI do MST aprova requerimento para investigar presença de Stédile em viagem...

CPI do MST aprova requerimento para investigar presença de Stédile em viagem de Lula à China

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ou aumento das invasões de terras em todo o Brasil, conhecida como CPI do MST, aprovou nesta quarta-feira, 14, um requerimento para investigar quem acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na delegação que viajou para a China, em abril. O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, participou de um encontro entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping. Na ocasião, Stédile havia convocado o chamado “Abril Vermelho” que concentrou mobilizações e ocupações de terra para a desapropriação do que o movimento considera como latifúndios improdutivos. Na época, a presença do líder do MST na comitiva da viagem presidencial à China irritou a Frente Parlamentar da Agropecuária, colegiado fundamental na coleta de assinaturas para a instaurar a CPI.

O relator da CPI do MST, deputado Ricardo Salles (PL), comemorou a aprovação de outro requerimento, que disponibiliza todo o material já apurado por CPIs instauradas desde 2006 que investigaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o próprio MST e a reforma agrária: “Muito do trabalho, da metodologia de financiamento e modus operandi das invasões já está naquelas investigações. Saber isso já nos permite avançar muito”. Além do convite de professores universitários e líderes de entidades ligadas ao MST, a CPI também requisitou informações sobre as rádios comunitárias ligadas ao MST, número e localização dos assentamentos, créditos rurais dados às cooperativas ligadas ao movimento, financiamento do movimento e indicações de membros do MST ao Incra.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

No STF, PM réu pelo 8/1 vê descoordenação de inteligência e cita erros

O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira, réu...

Documentos secretos revelam que ditadura expulsou diplomatas gays

Um novo relatório secreto chegou à mesa do ministro José de Magalhães Pinto, em...

Janja brinca com militar, entrega cadela Resistência e a pede de volta

Primeira-dama fez graça durante envio de ração para pets ao Rio Grande do Sul;...

Leo Santana lota Anhangabaú na abertura da Virada Cultural de SP

São Paulo — O começo do show atrasou mais de uma hora e o...

Mais para você