InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que irá conversar com Macron sobre veto da Assembleia francesa...

Lula diz que irá conversar com Macron sobre veto da Assembleia francesa ao acordo Mercosul-União Europeia

Reprodução/Twitter @LulaOficial

Lula irá se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron na próxima quinta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, no encontro programado com o presidente da França, Emmanuel Macron, na próxima quinta-feira 22, irá conversar sobre o veto da Assembleia Nacional do país à atual proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia, em decisão na semana passada. Lula deu a declaração durante live transmitida pelas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 19. Os dois presidentes irão se encontrar em Paris durante viagem oficial de Lula à Europa. “Vou almoçar com Macron e quero discutir a questão do parlamento francês, que aprovou endurecimento do acordo Mercosul com a União Europeia. A União Europeia não pode tentar punir o Mercosul de cumprir isso ou aquilo. Ora, se somos parceiros estratégicos, você não tem que fazer ameaça, você tem que ajudar”, criticou o presidente.

Por 281 votos a favor e 58 contra, o parlamento francês aprovou resolução contra a proposta de tratado entre os dois blocos. De acordo com a Assembleia, a proposta fere o Acordo de Paris e infringe normas sanitárias e ambientais da União Europeia na importação de produtos agrícolas brasileiros. A votação aconteceu na última terça-feira. O acordo Mercosul-União Europeia, que promete facilitar a transação comercial entre os blocos, está engessado há quase 25 anos. Em seu novo mandato como presidente da República, Lula quer acelerar o processo de negociação, mas a adesão ao acordo por parte dos países europeus tem esbarrado em questões ambientais.

O embarque de Lula para a Europa está marcado para a noite desta segunda-feira em direção a Roma. Ele deve se reunir na capital italiana com o Papa Francisco, com o primeiro ministro italiano, Sergio Mattarella, e com prefeito da cidade, Roberto Gualtieri. Em seguida, o presidente brasileiro segue para a França, onde também irá participar do encerramento da Conferência sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Orbán provoca TPI e convida Netanyahu para ir à Hungria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, cujo país ocupa...

Mesmo inelegível, Bolsonaro quer registrar chapa com um dos filhos como vice para 2026; entenda

Em meio aos rumores dos últimos meses de que o ex-presidente Jair Bolsonaro...

Por que caminhar é tão bom para a saúde, e o que mais é preciso fazer

Janet Rapp caminhava rapidamente por uma via pavimentada dentro do zoológico da cidade, acenando...

Sobrevivente de suposto serial killer de Alagoas passou um mês em coma após ser baleada

A Polícia Civil de Alagoas localizou um homem que teria sido atacado por Albino...

Mais para você