InícioEditorialSTJ determina que Uber não deve indenizar motorista assaltado durante corrida no...

STJ determina que Uber não deve indenizar motorista assaltado durante corrida no RS

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Uber não deve indenizar um motorista assaltado durante uma corrida, no Rio Grande do Sul. A decisão unânime foi tomada nesta terça-feira, 20, pela Terceira Turma do STJ. A defesa havia solicitado uma indenização por danos materiais e morais. O ministro Moura Ribeiro, relator do caso, concluiu que a culpa do roubo contra o motorista de aplicativo é de terceiro, se tratando de um “caso fortuito externo da atuação da Uber”, rompendo o “nexo de causalidade”. De acordo com a decisão do magistrado, não há vínculo de subordinação entre motoristas de aplicativo e a empresa, ou seja, no entendimento do relator, a Uber não tem obrigação de indenizar os colaboradores.

O caso ocorreu em 2017, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. A vítima atendeu o chamado de uma passageira em abril de 2017. Quando chegou ao ponto de partida, dois homens estavam no local. Eles sacaram uma arma e colocaram o motorista no banco de trás. A vítima teve o celular roubado e o carro danificado. A reportagem da Jovem Pan entrou em contato com defesa do motorista. O advogado Gabriel Rodrigues Garcia disse que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entendimento do advogado, “se o motorista não é empregado, ele usou o serviço da Uber”, e entende que a empresa falhou na prestação de serviço. Segundo Garcia, a empresa deveria ser empregador, fornecedor de produto ou sócio. “Acabam de criar uma jurisprudência em que a Uber é etéreo. Não precisa responder simplesmente para ninguém e por nada”, criticou. A Jovem Pan buscou um posicionamento da Uber, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. A nota será atualizada assim que houver um pronunciamento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você