InícioEditorialPolítica NacionalSTF decide se Otoni de Paula passará a ser réu por injúria...

STF decide se Otoni de Paula passará a ser réu por injúria e difamação contra Moraes

Pleno decidirá se Otoni de Paula deve virar réu por ofensas a Moraes durante live em 2020

Foto: Rudy/Agência Senado

O deputado Otoni de Paula em sessão da Câmara

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) definirá, nesta quinta-feira, 29, se aceita denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) por injúria e difamação contra o ministro Alexandre de Moraes. A petição da PGR também aponta que o parlamentar usou de coação ao longo do processo. Os ministros decidirão se Otoni deve virar réu. O relator é o ministro Nunes Marques, e Moraes não participará do julgamento, por estar impedido. De acordo com a denúncia da PGR, em lives em redes sociais realizadas em junho e julho de 2020, o parlamentar proferiu ofensas e ameaças a Moraes após uma decisão no inquérito que investiga a incitação a atos antidemocráticos, entre eles o disparo de rojões contra a sede do STF em junho de 2020, no segundo ano do governo Bolsonaro.

A pauta de julgamento desta quinta inclui ainda a análise de mérito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 779, sobre a qual o STF decidiu, liminarmente, que a tese da legítima defesa da honra para crimes de feminicídio é inconstitucional. Para o colegiado, o argumento contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero.

Também será julgada a ação que questiona a Lei estadual 3.528/2019 do Tocantins, que cria o cadastro estadual de usuários e dependentes de drogas. A PGR argumenta que a medida se assemelha a um cadastro de antecedentes, matéria que se insere na competência legislativa da União para dispor sobre direito penal e processual penal. O Plenário concedeu medida cautelar em outubro do ano passado para suspender a validade da lei. A sessão do STF tem transmissão ao vivo, a partir das 14h, pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Polícia desmonta esquema e prende mulher que trazia cocaína da Bolívia

Traficante buscava a droga no Mato Grosso, escondia os materiais ilícitos em bodys e...

Armadilha com pregos fura pneus de viatura durante operação contra desmatamento ilegal no interior da Bahia

Policias da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidos durante uma operação...

Nova Siri da Apple terá capacidade de conversar e entender contexto

Mesmo que esteja focada em trazer mais funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) para a...

Lesão na coxa tira artilheiro do Corinthians do jogo contra o Vasco

Yuri Alberto, principal goleador do Corinthians no Campeonato Brasileiro — são 11 bolas na...

Mais para você