InícioEditorialHeloísa Teixeira toma posse na Academia Brasileira de Letras

Heloísa Teixeira toma posse na Academia Brasileira de Letras

A escritora Heloísa Teixeira tomou posse na noite desta sexta-feira, 28, na cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga desde a morte da escritora Nélida Piñon, em dezembro. Recentemente, Heloísa aposentou o sobrenome famoso Buarque de Hollanda – que era do primeiro marido, o advogado e galerista Luiz Buarque de Hollanda – e passou a adotar o Teixeira, de origem materna. Foi com o novo sobrenome – que também ganhou um lugar de destaque na tatuagem desenhada nas costas – que a escritora assumiu seu assento na academia. O presidente da ABL, Merval Pereira, disse que “a nova acadêmica foi eleita Heloísa Buarque de Hollanda e diplomada Heloisa Teixeira”. Durante discurso, Heloísa fez questão de citar a disparidade de gênero encontrada dentro da própria ABL. “Ainda somos pouquíssimas nessa casa: apenas dez mulheres foram eleitas acadêmicas contra um total de 339 homens, o que reflete a desigualdade entre a eleição de homens e mulheres na ABL”. A academia foi inaugurada em 20 de julho de 1897. Eleita com 34 dos 37 votos, ela disse que entra na academia, aos 84 anos, alinhada com o projeto de renovação. “Esse atual projeto de abertura me fascina. E isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, índio. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse momento na academia”, destacou Heloísa, que teceu uma série de elogios à instituição.

“O que é discutido aqui é muito sério. São os problemas da língua nacional, o que é certo, errado, bom ou ruim, e não tem nada mais político e importante. Acho que seria maravilhoso divulgar a gravidade desse assunto para o público. É bacana defender a palavra, a língua, a literatura nacional, a liberdade de expressão. É uma instituição a qual vale a pena pertencer”. A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL. A cadeira 30 tem como fundador o contista Pedro Rabelo e como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet. Já ocuparam o assento como titulares o advogado Heráclito Graça, o médico Antônio Austregésilo e o ensaísta, filólogo e lexicógrafo Aurélio Buarque, além de Nélida Piñon.  Nascida em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Heloisa se mudou com a família para o Rio de Janeiro aos 4 anos. Filha de um médico, professor e uma dona de casa, é mãe de três filhos: Lula, André e Pedro, todos cineastas.

*Com informações da Agência Brasil

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Racha no BC se deve à credibilidade de comunicados oficiais do Copom

Ata diz que diretores vencidos na última reunião defenderam que haveria um “custo reputacional”...

Governo monta plano para retirar jovens de comunidades terapêuticas

André Borges/Agência Brasília 1 de 1 comunidade terapêutica para jovens ...

Nível do Guaíba volta a subir, chega a 5,19m e pode bater novo recorde

O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), subiu novamente e pode quebrar...

Rio Grande do Sul aumenta pontos de atendimento à saúde mental

O Rio Grande do Sul aumentou os pontos de atendimento à saúde mental após...

Mais para você