InícioEditorialRelatório final de investigação sobre apagão levará até 45 dias úteis para...

Relatório final de investigação sobre apagão levará até 45 dias úteis para ser concluído, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira, 17,  que o relatório final sobre o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal na última terça-feira, 15, ficará concluído em até 45 dias úteis. Segundo o informe preliminar da instituição, há uma busca para compreender como o rompimento de uma linha no interior do Ceará conseguiu bloquear o fornecimento de energia para quase todo o território nacional. A interrupção de energia começou por volta das 8h30, com a queda de um cabo de transmissão entre Quixadá e Fortaleza, mas “isoladamente, um evento dessa natureza não é suficiente para ocasionar a perturbação observada”, salienta o documento divulgado pela ONS nesta quinta-feira. Este desencaixe acionou equipamentos de proteção, e derrubou 46 linhas de transmissão, separando as regiões Norte e Nordeste do restante do país. Com isso, foi mobilizado o esquema regional de alívio de carga, denominado Erac, que derrubou o fornecimento de eletricidade de outras regiões. 

Segundo a ONS, após o apagão o sistema está funcionando “em condições mais conservadoras” a fim de garantir a segurança no fornecimento de energia. Esta medida segue o protocolo previsto após ocorrências deste tipo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Irmão de Janja trabalha na pré-campanha da prefeita de Cabo Frio

Assessor especial do Executivo municipal afirma que Magdala Furtado é “a candidata do Lula”...

Desinformação no Brasil: da polarização às tragédias (Richard Miskolci

O mais sincero e bem-intencionado interesse em se informar se amplia durante um evento...

Depilação: 4 dicas para remover pelos sem causar danos à pele

PeopleImages/GettyImages 1 de 1 Depilação mulher ...

Rio Grande do Sul tenta se reconstruir após catástrofe

O Rio Grande do Sul está passando por um período desafiador de reconstrução após...

Mais para você